Lula Morais rebate afirmação de Pontes sobre recursos da União no Ceará

O deputado Lula Morais (PCdoB) rebateu, na sessão plenária da Assembléia Legislativa desta quarta-feira (11/02), a afirmação feita pelo deputado Luiz Pontes (PSDB), na sessão da última terça-feira, de que o Ceará está sendo prejudicado pela carência de ap

O parlamentar comunista listou as obras que estão em andamento no Estado com recursos federais no Ceará. Ele lembrou que, segundo o governador Cid Gomes, “jamais o Ceará recebeu tantos recursos. De tudo que foi solicitado, nada foi negado”, garantiu.


 


Lula Morais, mencionou obras estruturais como a do Porto do Pecém, além de investimentos em urbanização, educação, transporte e saúde. O parlamentar destacou ainda as obras do Programa Habitacional de Fortaleza, viabilizado com recursos da União. Citou os exemplos das comunidades da Rosalina, localizada no bairro Parque Dois Irmãos, e Maravilha, que fica no inicio da BR-116. “Um programa arrojado, que está tirando famílias de dentro da lama, de moradias insalubres e indignas”, destacou. Além disso, o deputado ressaltou que os trabalhos de recuperação e urbanização das lagoas da Capital integram a mesma iniciativa.


 


Investimentos em obras como o Hospital da Mulher, Metrofor, duplicação da BR-116 e recuperação das demais BRs que cortam o Estado também constaram na lista do parlamentar. “Hoje você vai para o Cariri ou Sobral com tranqüilidade”, avaliou ele. “São todos frutos de recursos federais que chegaram ao Estado”, salientou.


 


Na área de educação, Lula Morais destacou a construção de novos centros federais de educação tecnológica – os chamados Cefets – no Interior. “Isso é uma coisa concreta. É impossível deixar de enxergar os benefícios que o nosso Estado adquiriu em função dessa política de fortalecimento e recuperação do governo Lula”, observou ele.


 


O deputado Ely Aguiar (PSDC) ponderou que com a carga tributária do País, que é 35% superior ao PIB nacional, é obrigação do Governo Federal ampliar o repasse de verba para os estados.


 


Já o deputado Vasques Landim (PSDB) afirmou que a construção do trecho de 100 km da Transnordestina, que passa pelo Cariri, segue em “marcha lenta”. Nesta quinta-feira (12/02), informou o parlamentar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai sobrevoar o local para avaliar o andamento das obras. Para Vasques, “o presidente não vai voltar feliz, satisfeito”. “Ou ele acelera a marcha dessa obra, ou certamente nossos netos não vão vê-la pronta”, provocou. Lula Morais reconheceu que as obras estão lentas, mas fez ressalvas. “Pode estar lenta, mas estamos caminhando para frente. Temos a perspectiva cada vez melhor para o nosso País”.



 


Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL