Será criada a Universidade Federal da Fronteira Sul
A nova Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) deve começar a funcionar em 2010. A informação foi dada ontem pelo Ministério da Educação (MEC), após instalar a comissão que será responsável pela implantação da universidade. O grupo será presidido
Publicado 12/02/2009 20:13 | Editado 04/03/2020 17:11
O projeto de lei que cria a universidade tramita no Congresso Nacional e está em análise na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados. A UFFS, com sede em Chapecó (SC), beneficiará cerca de 3,7 milhões de habitantes da mesorregião da grande fronteira do Mercosul, que compreende o norte do Rio Grande do Sul (RS), o oeste de Santa Catarina (SC) e o sudoeste do Paraná (PR).
A instituição terá unidades acadêmicas em Erechim e Cerro Largo (RS); e Laranjeira do Sul e Releaza (PR). Conforme o MEC, serão criados 30 cursos para atender cerca de 10 mil estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Para o custeio e o pagamento de salários dos 500 professores e 400 técnicos estima-se um investimento anual de R$ 194,5 milhões (ver quadro).
O coordenador do comitê do movimento pela universidade em Lagoa Vermelha, membro do Comitê Regional e da coordenação política do movimento, Augustinho Taffarel, revelou que a comissão terá quatro professores indicados pelo Movimento Pró-Universidade e aceitos pelo MEC: Antônio Andrioli, Conceição Paludo, Paulo Alves de Lima Filho e Ricardo Rossato.
FONTE: C POVO NET