Governo e Prefeitura assinam termo de compromisso para Vila do Mar

O Governo do Estado disponibilizará 1174 unidades habitacionais para a Prefeitura

O Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza assinaram nesta segunda-feira (16) o termo de compromisso sobre o Projeto Vila do Mar. O documento foi assinado no fim da reunião entre o governador Cid Gomes e a prefeita Luizianne Lins que discutiu as ações para Fortaleza. Conforme o termo, ficou definido que o projeto denominado “Costa Oeste”, que seria realizado pelo Estado, deixa de existir e fica substituído pelo “Projeto Vila do Mar”, a ser implementado pelo Município com o apoio técnico e financeiro do Governo mediante convênio a ser assinado através da Secretaria das Cidades do Estado.


 


A partir do documento, o Governo será responsável, exclusivamente, pela construção dos empreendimentos “Alves Lima” e “Dom Helder Câmara”, com 310 e 864 unidades habitacionais, respectivamente, para atender os moradores dos trechos 1 (avenida Radialista José Lima Verde à rua Francisco Calaça), 2 (rua Francisco Calaça à avenida Pasteur) e 3 (avenida Pasteur até o antigo Kartódromo). Já a Prefeitura terá que tomar as ações cabíveis definidas pelo Projeto Vila do Mar, que terá o apoio financeiro do Governo do Estado.


 


Durante a reunião, o governador Cid Gomes e a prefeita Luizianne e o secretariado das duas esferas de Poder nas áreas sociais, de infraestrutura e de esporte, puderam debater os projetos para a Capital. Entre as ações apresentadas pelo Estado estão a construção do Pavilhão Multiuso, cujo processo de licitação já foi concluído; a construção de um Aquário na Praia de Iracema para fomentar o turismo em Fortaleza; a conclusão das obras o Metrô de Fortaleza, que já está com os recursos garantidos, além de projetos para a Praia Mansa, rodovia CE 025 e o projeto para a Copa do Mundo de Futebol de  2014.


 


Na avaliação do governador Cid Gomes, a reunião foi bastante positiva. “Essa foi a oportunidade de discutirmos juntos as ações para Fortaleza e conseguirmos formar um conjunto de projetos que atendam as demandas da Capital e de sua população”, considerou o governador. “Eu sou a prefeita de Fortaleza e o governador, governa todo o Estado, inclusive Fortaleza”, resumiu a prefeita. Já estão agendadas novas duas novas reuniões entre o Estado e a Prefeitura. A próxima será no dia 26 para debater a Copa 2014 e a segunda, no dia 4 de março sobre o Metrô de Fortaleza.


 


Já os projetos apresentados pela Prefeitura  incluem as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), nas Lagoas do Papicu, do Urubu e São Cristóvão, intervenções no Centro de Fortaleza, como acessibilidade do Passeio Público; Complexo Cultural João Felipe; Rua das Praças; além de projetos especiais como Jardim Japonês; Casa Campo Cidade; Hospital da Mulher; Transfor, CUCAS e projetos para a orla.



Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado