Curso de Nível II em Fortaleza tem balanço positivo para PCdoB/CE

A Seção Regional Nordeste II da Escola Nacional de Quadros, sediada em Fortaleza, realizou entre os dias 07 e 14 de fevereiro, o Curso de Nível II para uma turma de 49 pessoas de 4 estados. A turma, batizada de Patativa do Assaré, poeta cearense cujo c

Do Ceará participaram 21 camaradas dos municípios de Fortaleza, Crateús, Camocim e São Benedito; do Rio Grande do Norte, 11 participantes de Natal, Touros e Mossoró; o Piauí enviou 10 representantes de Teresina e Floriano; e do Maranhão participaram 10 camaradas, todos de São Luís.



Doze professores ministraram aulas. Augusto Buonicore e José Reinaldo Carvalho, da Escola Nacional de São Paulo, Fafá Viana do Rio Grande do Norte, Cristiano Capovilla do Maranhão e Elton Arruda do Piauí. Do Ceará, Abel Rodrigues, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), Joan Edesson, Luís Carlos Paes, Maia Filho e Maria Pereira, contribuíram com a troca de informações. Além das aulas ministradas previstas na programação do curso, houve ainda um debate sobre a Revolução Cubana, com o professor Evaldo Lima, militante do partido em Fortaleza.



Na avaliação final, houve unanimidade entre os participantes sobre a qualidade do curso, a relevância dos temas discutidos, o bom nível teórico  e o excelente desempenho da turma, evidenciados nas exposições dos professores e nas intervenções dos alunos.



Segundo Maria Pereira, membro da Escola de Formação do PCdoB/CE, a formação é uma necessidade constante para os comunistas que precisam visitar e  revisitar a teoria. “O Marxismo-Leninismo, enquanto método de análise da realidade, como instrumento na luta de idéias deve nortear a vida do militante. Na atual quadra política que nosso partido atravessa, com ingresso de novas lideranças, a demanda  pela formação dos militantes comunistas é crescente. Nesse sentido, a construção da Escola do PCdoB é um esforço coletivo que nosso partido vem empreendendo com sucesso”, avalia. 



O desafio de formar militantes pelo marxismo sem perder de vista a realidade atual tem sido uma preocupação constante da Escola Nacional do PCdoB. E foi com este viés que a Escola de Formação Regional II realizou o Curso de Formação de Quadros – nível II.


 


Maria Pereira afirma ainda que, aprofundar os estudos é também uma ação importante para fortificar o Partido. “É fundamental que as pessoas façam o esforço e se dediquem aos estudos. Não há revolução sem teoria”, defende.


 


De Fortaleza,
Carolina Campos