Bahia: Secretaria do Trabalho recebe Selo Pró-Equidade de Gênero

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o 8 de Março, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) recebeu a boa notícia de ter sido certificada com o Selo Pró-Equidade de Gênero – 2ª Edição. O comunicado foi feito pela Secr

Única Secretaria de Estado em todo o Brasil a ser certificada pelo Programa, a Setre concorreu esta 2ª edição com outras 50 instituições, sendo que apenas 23 foram contempladas, a exemplo do Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil, Caixa Econômica Federal e Infraero.
 


Uma iniciativa do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, o Programa Pró-Equidade de Gênero tem por finalidade o desenvolvimento de concepções e procedimentos na gestão de pessoas e na cultura organizacional para melhoria no ambiente de trabalho.
Comitê Pró-Equidade – Criado em 22 de maio de 2008, por meio de portaria publicada no Diário Oficial do Estado, oficializando, assim, a adesão da Setre ao Programa Pró-Eqüidade de Gênero do Governo Federal, o Comitê Pró-Equidade de Gênero da Setre tem como eixos básicos a Gestão de Pessoas e a Cultura Organizacional.



No primeiro momento, o Comitê desenvolveu ações de conscientização e sensibilização de dirigentes e servidores, através da utilização de ferramentas já conhecidas do público interno da Secretaria, como Sextas-Temáticas (palestras e oficinas), Boletim On Line, Jornal Mural e e-mail institucional. O conteúdo dessa veiculação abordou temas como a Lei Maria da Penha, trabalho decente e equidade, assédio moral e sexual, desigualdade racial, e saúde e segurança do trabalhador.


 
Para a diretora Financeira da Setre, Iracilda Santos, integrante do Comitê Pró-Equidade de Gênero, a certificação coroa o trabalho realizado pela Secretaria em 2008. “O primeiro momento foi de conscientização dos servidores, em 2009 vamos colocar em prática nosso plano de ação, associando-o sempre com as ações desenvolvidas pela Setre, como a Agenda Bahia do Trabalho Decente e o segmento da Economia Solidária”.
Ela ainda lembrou que a conquista do selo reflete a compreensão e o compromisso que o Governo tem na luta contra a desigualdade de gênero e etnia.


  
Realizada anualmente, a terceira edição está com inscrição aberta até o dia  31 de março. A ficha de adesão encontra-se disponível no site www.presidencia.gov.br/spmulheres.


Fonte : Ascom/Setre