Lula Morais homenageia três grandes mulheres cearenses nesta segunda-feira
A Assembléia Legislativa, por solicitação do deputado Lula Morais, realizará na segunda-feira, 09/03, às 15 horas, uma Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Na ocasião o deputado comunista homenageará três mulheres que se destacam nas
Publicado 07/03/2009 16:11 | Editado 04/03/2020 16:35
Histórico
Marta Bradão da Silva
Martinha como é conhecida, nasceu em Fortaleza , tem 38 anos, é casada e mãe de dois filhos. Iniciou sua militância ainda muito jovem, quando trabalhava na fábrica de beneficiamento de castanha. Não aceitando as péssimas condições de trabalho, viu no movimento sindical a oportunidade de melhorar as condições das mulheres, logo se tornando presidente do Sindicato de Alimentação. Filiou-se ao Partido Comunista do Brasil em 1991. Atualmente compõe o diretório estadual do PCdoB. Vem se destacando na presidência da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CE, fundada em 2007. Participa ativamente da União Brasileira de Mulheres e eleita como diretora nacional desta combativa entidade.
Mariana Lobo Botelho de Albuquerque
Mariana Albuquerque é formada em Direito pela Universidade de Fortaleza, pós-graduada em Processo Penal pela Universidade Federal do Ceará e Defensora Pública há cinco anos. Foi eleita presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará biênio 2009/210, tendo sido vice-presidente na gestão anterior. Em 2008, assumiu o cargo de presidente em substituição à Francilene Gomes, que deixou a ADPEC para tornar-se defensora-geral. No biênio 2006/2007, foi secretária da Associação. Mariana faz parte da Comissão Especial de Direitos Humanos da Presidência da República no Ceará, membro da comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil e integrante da Frente Única por Segurança de Qualidade no Estado do Ceará. Assumirá a vice-presidência na Associação Nacional dos Defensores Públicos no final de março deste ano. Tem forte atuação nos movimentos sociais e na luta pela valorização do defensor público, contribuindo para a construção de um Ceará e um Brasil mais justo.
Eliene Leite Araújo Brasileiro
Eliene Brasileiro, prefeita de General Sampaio, município localizado há 126 km da capital cearense. Foi empossada em janeiro, como presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará – Aprece. Eliene, pertencente ao PRB, tornou-se a primeira mulher a dirigir a entidade. Entre as metas da prefeita Eliene para a Aprece destacam-se a interiorização da entidade, de modo a levar as ações e serviços oferecidos cada vez mais perto dos prefeitos cearenses. A prefeita também pretende fomentar a capacitação dos gestores municipais e criar alternativas novas para aumentar a arrecadação da entidade, de modo a viabilizar o sonho da sede própria e demais projetos importantes a serem desenvolvidos pela entidade.
Fonte: Assessoria do Deputado Estadual Lula Morais