Debate da CTB mobiliza lideranças
Na última quarta-feira, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil reuniu lideranças em um debate sobre as consequências da crise econômica para os trabalhadores. Na mesa, representantes do Diretório Central dos Estudantes da UFPI, da Juvent
Publicado 12/03/2009 18:34 | Editado 04/03/2020 17:02
No último dia 11 de março, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil realizou um debate como o Membro da direção nacional da CTB, o professor Rogério Nunes, Secretário de Imprensa e Comunicação da entidade.
O tema do debate foi “A crise econômica e suas consequências para os trabalhadores” e atraiu diversas lideranças do movimento sindical de Teresina. Segundo Rogério, “a crise iniciou-se no sistema financeiro e espalhou-se por toda a economia global, atirando milhares de trabalhadores à rua”. O secretário falou também das alternativas buscadas pelo governo para o enfrentamento da crise. “Nós não podemos aceitar que a saída da crise seja injetar mais dinheiro no sistema financeiro, porque ele não chegará ao setor produtivo”, afirmou.
No curso do debate, várias lideranças de entidade sindicais pronunciaram-se, enfatizando a necessidade de unidade das centrais e todo o movimento social na busca por saída para o momento de crise. Essa saída deve penalizar os responsáveis pela crise e contribuir para a construção de instrumentos eficazes de controle do mercado financeiro, além de priorizar a defesa do emprego, salário digno, patrimônio público e qualidade de vida.