Deputado alerta para risco na barragem de Mirorós
O deputado Edson Pimenta denunciou, nesta quarta-feira (11/3), no plenário da Assembléia Legislativa o risco do colapso no abastecimento de água para milhares de famílias na micro-região de Irecê, devido à redução da barragem de Mirorós. Atualmente ela ar
Publicado 12/03/2009 15:51 | Editado 04/03/2020 16:20
Construída na década de 80, com 70 metros de altura, a barragem de Mirorós usa as águas do Rio Verde e outros pequenos córregos do Rio São Francisco, irriga 3.300 hectares e abastece cidades como Irecê, Ibipeba, Barra do Mendes, Uibaí, Presidente Dutra, Central, entre outras.
Segundo Pimenta, Mirorós gerou grandes transformações sócio-econômicas na região, constituindo mais uma alternativa na geração de emprego, renda e desenvolvimento, mas hoje enfrenta sérios riscos na sua capacidade de armazenamento, entre outros motivos pela irresponsabilidade dos que construíram a barragem e pelos crimes ambientais cometidos ao longo dos anos.
No alerta que fez na Assembléia para evitar um colapso no abastecimento humano e garantir os investimentos na agricultura, ele disse que a alternativa é se fazer a transposição direta do Rio São Francisco para a barragem. “Sabemos que a barragem está a menos de 60 Km do leito do São Francisco, 30 dos quais é possível fazer por gravidade, e mais 30 através de uma estação elevatória, para manter a capacidade plena de Mirorós e garantir a segurança de abastecimento de água para os municípios da micro-região de Irecê “.
Fonte: Ascom/Gabinete do deputado Edson Pimenta