Acordo é renovado e empresas voltam a contratar metalúrgicos em Betim

Trabalhadores terão emprego ou salário garantido até 20 de abril; 510contratações foram anunciadas Nesta sexta-feira, 13, em reunião na sede da Federação das Indústrias doEstado de Minas Gerais (Fiemg), foi renovado o acordo negociado peloSindicato com a

Com isso, a garantia foi estendida até o dia 20 de abril, antes mesmo de o governo decidir se vai prorrogar ou não o incentivo concedido via IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que possibilitou a absorção pelo mercado de cerca de 80 mil carros desde seu anúncio, em dezembro.


 


No ofício encaminhado às empresas dias antes de expirar o acordo, o Sindicato também havia reivindicado a recontratação imediata dos demitidos de outubro para cá. A reivindicação foi atendida em parte, com o anúncio de 510 contratações pelas empresas signatárias do acordo. “Além da renovação do acordo, tivemos mais este ganho, ao contrário do que tem ocorrido no restante do país, onde as negociações, em sua maioria, têm trazido prejuízo para os trabalhadores e retirado dinheiro em circulação na economia”, afirma.


 


Apesar disso, ele considera que o número de contratações ainda está aquém da necessidade das empresas. “Temos certeza de que o volume atual de produção exige pelo menos três vezes mais admissões do que este volume anunciado”, avalia.


 


Outra reivindicação


 


Outra situação que o Sindicato pretende debater com as empresas permanece, entretanto, sem resposta. Trata-se dos critérios utilizados atualmente para compensação de jornada, que têm trazido dúvidas e insatisfação para os trabalhadores. “Vamos insistir até que as empresas concordem em trazer este problema à mesa de negociação, pois os trabalhadores não podem continuar sendo submetidos a um sacrifício que, mais cedo ou mais tarde, poderá comprometer sua saúde”, completa o presidente do Sindicato.


 


De Betim,


Alexandre Magalhães