Anvisa conhecerá projeto da Fábrica de Medicamentos da Ufam


No próximo dia 26, o diretor adjunto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Norberto Rech, estará em Manaus para discutir, com a coordenação da Fábrica de Medicamentos da Universidade Fed


Nesta quinta-feira (dia 12), em reunião com a deputada Vanessa na própria fábrica, ficou definido a necessidade de se reunir com a Anvisa, órgão que expedirá a licença para o funcionamento da fábrica, mas também de estreitar a relação com potenciais parceiros no projeto. O Governo do Estado do Amazonas é um deles que, por intermédio das secretarias de Ciência e Tecnologia e de Saúde, pode aportar investimentos em troca, por exemplo, do fornecimento de remédios e de formação de pessoal na área.


 


 


A professora da Faculdade de Farmácia da Ufam Maria Menezes, afirmou que, além do Estado, há um empresário cubano interessado em investir na unidade em troca da produção de um medicamento fitoterápico contra enxaqueca. Maria Menezes, ao lado do professor Miguel Ângelo, estão a frente do processo de implantação da Fábrica de Medicamentos da universidade federal.


 


 


O projeto da Fábrica de Medicamentos é de 2001 e foi iniciado a partir de uma emenda apresentada pela parlamentar no valor de R$ 200 mil. Desde então, Vanessa, que é farmacêutica formada pela Ufam, vem destinando recursos de emendas individuais para a construção da estrutura física da fábrica e aquisição de equipamentos. Além disso, tem intermediado recursos ministeriais para a formação de pessoal para a unidade.


 


 


De Manaus,


Hudson Braga