Sessão solene presta homenagem ao centenário de Patativa do Assaré

A sessão solene em homenagem ao centenário de nascimento de Patativa do Assaré, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (12/03) na Assembléia Legislativa, teve início com a interpretação da célebre composição do poeta, Vaca Estrela e Boi Fubá, pela d

O engajamento político de Patativa foi lembrado pelo deputado Lula Morais, que se emocionou ao relatar a luta do poeta em favor da reforma agrária. Seus versos, segundo ele, viraram cartilhas para os camponeses explorados. “Sua concepção do mundo e sua coragem de assumir as questões do povo o qualificam como um humanista puro no pleno exercício de seu compromisso cívico”, frisou.  Lula Morais terminou seu discurso com estrofes do poema “O Centenário de PAtativa do Assaré”, da comunista Rita Lisboa, que ressalta as semelhanças ideológicas do poeta e do Partido Comunista do Brasil, ambos nascidos em março.


 


Durante a sessão solene, dois filhos de Patativa do Assaré, João Batista Cidrão e Geraldo Gonçalves, receberam uma placa em homenagem ao centenário do pai. Também aconteceu o lançamento de um selo comemorativo ao centenário pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.


 


Estiveram presentes à solenidade o secretário de Cultura do Estado, Auto Filho; o secretário de Turismo de Fortaleza, Henrique Sérgio Abreu; o deputado federal Paulo Henrique Lustosa (PMDB-Ce); o prefeito do município de Assaré, Francisco Evanberton Almeida; e o diretor regional adjunto da Empresa de Correios e Telégrafos no Estado do Ceará, Chico Pernambuco.


 
 
 
Fonte: Assessoria do Deputado Lula Morais