Uruguai anunciará medidas contra a crise
O Uruguai vai anunciar na próxima semana uma série de medidas para atenuar os efeitos da crise econômica mundial, em meio à notícia do aumento de 1% do desemprego no país em janeiro.
Publicado 13/03/2009 13:55
As medidas foram decididas pelos Ministérios da Economia e da Indústria e Tecnologia, e devem ser divulgadas na próxima quarta-feira. Elas contemplam isenções fiscais e facilitações do crédito.
“Estamos vendo bem de perto a situação dos setores mais complicados”, garantiu o ministro da Economia uruguaio, Alvaro García, em declaração para o jornal La República.
O ministro disse que não irá “diminuir os gastos” que contribuem para “reduzir a vulnerabilidade do ponto de vista social” e que “podem gerar incentivos econômicos”.
Para García, o país vai manter a expectativa de crescimento de 3% em 2009, apesar de funcionários do Ministério terem admitido a possibilidade de rever a projeção devido à crise.
“Hoje em dia não temos elementos para dizer que existe uma queda do PIB, por isso nossas estimativas até uma nova revisão continuam sendo de um crescimento de 3%”, acrescentou.
O Instituto Nacional de Estatística anunciou, ontem, que o nível de desemprego no Uruguai atingiu 7,8%, com um aumento um 1% em janeiro de 2009 em relação a dezembro.
Fonte: Ansa