Wen Jiabao: não podemos desacelerar as reformas
Terminou nesta sexta-feira (13) em Pequim a segunda sessão da 11ª legislatura da Assembleia Popular Nacional da China. O premiê Wen Jiabao disse que a China acelerará a reforma dos sistemas econômico e político, para enfrentar a crise financeira g
Publicado 13/03/2009 15:19
“Somente através desta maneira e da remoção das barreiras institucionais é que podemos garantir a implementação de todas as medidas”, indicou Wen.
Ele prometeu avançar as reformas econômicas para melhorar o sistema da economia de mercado socialista.
Em editorial, o jornal Diário do Povo congratula o encerramento da reunião. “Esta sessão foi realizada num momento em que o povo enfrenta ativamente crise financeira global e se esforça pela manutenção do desenvolvimento estável e rápido da economia nacional. O encontro deliberou e aprovou o relatório de trabalho do governo e outros documentos importantes, concluindo com sucesso todas as tarefas”.
“A Assembléia Popular Nacional é a base do sistema político da China, o caminho fundamental e o recurso máximo para que o povo exerça o papel de dono do país”, diz o texto.
O aprofundamento da reforma do sistema político pela China é o próprio aperfeiçoamento e desenvolvimento do sistema político socialista, incluindo o sistema da Assembléia Popular Nacional.
“Deve-se aprender com os avanços da civilização alcançados pela humanidade, mas não serão empregados sistemas como o multipartidarismo, a divisão dos três poderes ou o parlamento bicameral”, afirma o jornal.
O editorial também enfatiza a necessidade de persistir e aperfeiçoar o sistema da Assembléia Popular Nacional e se esforçar pela construção do sistema jurídico socialista de características chinesas, promoção do desenvolvimento estável e rápido da economia e harmonia social, e garantir a aplicação eficaz da Constituição e das leis, a fim de festejar o 60º aniversário da fundação da Nova China com resultados destacados.