SEARA discute a descentralização da Política e Gestão Florestal

O Secretário de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Canindé de França, participou no dia 4 de março do Seminário Estadual sobre a Descentralização da Política e Gestão Florestal. O evento, que aconteceu na sede do Instituto de Desenvolvimento S

O encontro acolheu as demandas e sugestões da sociedade para subsidiar a elaboração e implementação da política e gestão florestal estadual, em consonância com as demandas setoriais e as propriedades dos ecossistemas.


 


“A intenção é garantir que os planos e projetos socioambientais tenham o controle social, assegurando, assim, o atendimento às necessidades da sociedade mediante o uso sustentável dos recursos naturais”, ressalta o secretário Canindé de França.


 


O Estado Brasileiro tem 56% do seu território de cobertura florestal, o que lhe confere a 2ª maior cobertura florestal do Planeta. Segundo o Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, José Arimatéia, o Brasil detém 13% de todas as Florestas do Planeta, fazendo-se necessário discutir as funções do Estado na área Florestal, “o macroplanejamento da proteção e uso da cobertura florestal, a administração das florestas públicas, o fomento da diversidade florestal, a assistência técnica e extensão, realização de pesquisas florestais, monitoramento, controle e fiscalização da cobertura florestal das propriedades privadas”.


 


Para o Diretor Geral do IDEMA, Eugênio Soares, o objetivo é fortalecer, cada vez mais, o papel do Estado. “Em 2003, quando recebemos o IDEMA, a Governadora assumiu o compromisso de tentar resgatar uma Política Ambiental efetiva para o Rio Grande do Norte, e esta promessa tem sido cumprida. Assumimos um órgão sem autonomia administrativa e financeira, e a partir de um diagnóstico, um planejamento estratégico e a capacitação dos Recursos Humanos iniciamos uma série de instrumentalização e implementação de uma estrutura logística, hoje uma das mais modernas do País”, enfatizou Soares.


 


Estiveram presente a abertura do evento o Diretor Geral do IDEMA, Eugênio Marcos Soares Cunha, o secretário da SEARA, Canindé de França, o Gerente de Uso Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Leonel Pereira, o secretário municipal da SEMURB, Rivaldo Fernandes, Coordenador do IBAMA/GEF, Francisco Campello, e a coordenadora do MMA, Maria Auxiliadora Campos.


 


Fonte: AsseCom/SEARA – Governo do Estado do Rio Grande do Norte