Cresce número de veículos adaptados para pessoas com deficiência em Fortaleza
Em 2004, Fortaleza tinha 23 ônibus adaptados. Hoje, já são 92 com elevadores.
Publicado 20/03/2009 10:30 | Editado 04/03/2020 16:35
Boa notícia para as pessoas com deficiência de Fortaleza. A frota de veículos adaptados para transporte desse segmento de cidadãos teve um aumento de 300% na gestão da prefeita Luizianne Lins, através da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Em 2004, a frota somava 23 carros. Hoje, já são 92 ônibus com elevadores.
O aumento no número desses veículos foi impulsionado pela política de mobilidade da administração municipal que, dentre outras ações, tem estimulado as empresas de ônibus de Fortaleza a se adequarem o mais rápido possível ao Decreto Federal 5296/04. O documento estabelece que, até 2014, todos os veículos de transporte público deverão ser adaptados para pessoas com deficiência.
Os veículos adaptados funcionam normalmente, nas linhas de ônibus que já atendem à cidade. No momento, a Etufor trabalha na redistribuição desses carros de modo a atender a maior parte das linhas. A prioridade, no entanto, será para aquelas que circulam próximo a locais de atendimento às pessoas com deficiência, como a Casa da Esperança, o Hospital Sarah Kubitschek, a própria Etufor e outros.
Gratuidade – No próximo dia 1 de abril, completará um ano que a Prefeitura de Fortaleza estabeleceu a gratuidade para pessoas com deficiência no acesso ao transporte público coletivo. Desde então, a Etufor tem cadastrado as pessoas que atendem aos critérios socioeconômicos do benefício para fornecer o cartão de gratuidade, que inclusive dá direito a acompanhante nos casos indicados por laudo médido. Mais de 5.000 pessoas já circulam gratuitamente nos ônibus.
Fonte: Prefeitura de Fortaleza