Cresce número de veículos adaptados para pessoas com deficiência em Fortaleza

Em 2004, Fortaleza tinha 23 ônibus adaptados. Hoje, já são 92 com elevadores.

Boa notícia para as pessoas com deficiência de Fortaleza. A frota de veículos adaptados para transporte desse segmento de cidadãos teve um aumento de 300% na gestão da prefeita Luizianne Lins, através da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Em 2004, a frota somava 23 carros. Hoje, já são 92 ônibus com elevadores.



O aumento no número desses veículos foi impulsionado pela política de mobilidade da administração municipal que, dentre outras ações, tem estimulado as empresas de ônibus de Fortaleza a se adequarem o mais rápido possível ao Decreto Federal 5296/04. O documento estabelece que, até 2014, todos os veículos de transporte público deverão ser adaptados para pessoas com deficiência.



Os veículos adaptados funcionam normalmente, nas linhas de ônibus que já atendem à cidade. No momento, a Etufor trabalha na redistribuição desses carros de modo a atender a maior parte das linhas. A prioridade, no entanto, será para aquelas que circulam próximo a locais de atendimento às pessoas com deficiência, como a Casa da Esperança, o Hospital Sarah Kubitschek, a própria Etufor e outros.


 


Gratuidade – No próximo dia 1 de abril, completará um ano que a Prefeitura de Fortaleza estabeleceu a gratuidade para pessoas com deficiência no acesso ao transporte público coletivo. Desde então, a Etufor tem cadastrado as pessoas que atendem aos critérios socioeconômicos do benefício para fornecer o cartão de gratuidade, que inclusive dá direito a acompanhante nos casos indicados por laudo médido. Mais de 5.000 pessoas já circulam gratuitamente nos ônibus.


 


Fonte: Prefeitura de Fortaleza