Raúl Castro e comissário da UE aprofundam relações
O presidente cubano, Raúl Castro, recebeu nessa quinta-feira o comissário da União Europeia para o Desenvolvimento e Ajuda Humanitária, Louis Michel, com quem discutiu os avanços nas relações entre ambas partes.
Publicado 20/03/2009 14:35
O jornal Granma, órgão oficial do Partido Comunista, publicou em sua edição de hoje que “no encontro houve consenso sobre o andamento positivo da recentemente retomada cooperação bilateral entre a Comissão Europeia e o nosso país”.
Segundo a publicação, também se falou sobre “as relações entre Cuba e União Europeia (UE), baseadas na não ingerência nos assuntos internos e no respeito à soberania dos Estados”.
Ontem, em Havana, Michel também participou de um encontro sobre a cooperação entre a Comissão Europeia e Cuba, restabelecida em outubro de 2008 com um pacote de ajudas de mais de 40 milhões de euros.
Em seu discurso, o comissário considerou que a “reforma agrária é chave para aumentar a produção nacional” de Cuba, na medida em que distribuirá terras ociosas a camponeses da ilha, e destacou que a conferência de cooperação é “um passo importante para as relações entre UE e Cuba”, e um “forte sinal” de que a Europa está “preparada” para cooperar com Havana.
Durante sua visita, o europeu também afirmou ter constatado a “dinâmica positiva” nas relações entre UE e Cuba e agendou com o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, uma reunião de chanceleres para maio, em Bruxelas.
Fonte: Ansa