Sem categoria

Uruguai: Vázquez vai à China buscar novos investimentos

O presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, viajou nesta quinta-feira para a China acompanhado por uma delegação governamental e empresarial, a fim de fortalecer os laços bilaterais com o país e atrair novos investimentos.

Vázquez vai permanecer até o dia 26 de março no país, e sua agenda oficial, que começa na segunda-feira, inclui reuniões com o seu homólogo, Hu Jintao, e o primeiro-ministro, Wen Jiabao.

O governo uruguaio busca com essa visita manter o canal aberto para o mercado chinês, devido aos efeitos da crise global, que afetou as exportações uruguaias.
Em fevereiro, as exportações do país sofreram uma queda de 20,2% em relação ao mesmo mês de 2008. Em janeiro as vendas ao exterior haviam caído 5,3%; em dezembro, 5,8%; e em novembro 8,1%.

Vázquez, que cumpre o último ano de seu mandato, tentará atrair investidores orientais para vários setores industriais, razão pela qual se reunirá com empresários e com o Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional.

Durante a visita, Vázquez apresentará também a “Rodada Uruguai”, o plano de licitação para a exploração e a exportação de petróleo em plataformas uruguaias.

Os ministros da Economia, Álvaro García, da Indústria, Daniel Martínez, e o chanceler, Gonzalo Fernández, além de 70 empresários ligados à indústria naval, de telecomunicações, entre outras, integram a delegação uruguaia.

Fonte: Ansa