Salvador: Sessão Especial celebra os 87 anos do PCdoB

Partido mais antigo em atividade no país, o PCdoB completa 87 anos nesta quarta-feira (25/3). A data será celebrada com atividades em todo o país. Em Salvador, a comemoração será na sexta-feira (27/3), às 19h, em uma Sessão Especial na Câmara de Vereadore

De acordo com o presidente do Comitê Municipal do PCdoB em Salvador, Geraldo Galindo, a expectativa é que a Sessão seja marcada pela amplitude que caracteriza o PCdoB, que consegue agregar sempre uma pluralidade de lideranças sociais, sindicais e políticas, de diversas vertentes da sociedade civil. “Estamos convocando a militância para participar e convidar outras pessoas para o ato, que celebra o momento singular que o PCdoB está passando, com o aumento do quadro de prefeitos, vereadores e muitas outras lideranças”, afirmou Galindo.


 


Desde a sua criação em 25 de março de 1922, o PCdoB participa de todas as lutas do povo brasileiro por soberania nacional, pelas liberdades democráticas e na defesa dos interesses dos trabalhadores. O partido experimenta um período de crescimento, com a eleição de dezenas de prefeitos e centenas de vereadores, deputados estaduais e federais e está no dia a dia dos diversos movimentos sociais que lutam pela superação do capitalismo. 


 


Para o presidente do partido na Bahia, Péricles de Souza, “o PCdoB é uma necessidade histórica do povo brasileiro, que sempre lutou por uma sociedade mais justa, igualitária, com distribuição de renda e sem separação de classes sociais. Estes são os mesmos ideais defendidos pelo PCdoB ao longo destes 87 anos”, afirma. Os ideais se mantêm atuais através de sua militância, que tem a participação massiva da juventude, setor onde o PCdoB tem forte inserção através do movimento estudantil e da União da Juventude Socialista (UJS).


 


“Sempre defendemos o que é melhor para o povo brasileiro. Hoje o movimento comunista e socialista luta pela valorização de um projeto avançado de desenvolvimento social. Um projeto que começou com a eleição do presidente Lula em 2002, mas que ainda pode avançar muito mais”, acrescenta Péricles.


 


Em Salvador, o PCdoB tem atuação destacada no movimento comunitário, sindical, juvenil, de mulheres, ambiental, cultural, pela superação do racismo e por liberdade de opção sexual, entre outras manifestações da sociedade civil organizada. Está presente também em todas as mobilizações em defesa de uma cidade mais humana e menos desigual. Recentemente, esteve na linha de frente dos protestos contra a aprovação do atual Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), que não atende aos interesses da cidade e privilegia a especulação imobiliária. 


 


 


De Salvador,


Eliane Costa