PCdoB/CE vai debater a crise

Depois de o PSDB ter feito um debate em Fortaleza, sobre os efeitos da crise econômica, agora é a vez do PCdoB

O PCdoB, através do Instituto Maurício Grabois, também realizará um seminário para debater os efeitos da crise econômica mundial. A audiência ainda está sendo organizada pelos dirigentes do partido, e de acordo com o presidente estadual da sigla, Carlos Augusto Diógenes, o encontro deverá acontecer no próximo mês na Assembleia Legislativa. A própria Assembleia já realizou um seminário sobre o assunto atendendo ao requerimento dos deputados Artur Bruno (PT) e Fernando Hugo (PSDB), e foi palco do debate organizado pelo PSDB recentemente.


 


A iniciativa de realização do debate partiu do deputado Lula Morais, o único representante da agremiação no Legislativo, depois de ter criticado o seminário promovido pelo PSDB, que para o parlamentar, teve uma repercussão “pífia”. Lula afirma que a intenção da sua legenda é promover um encontro para discutir a crise a partir de sua origem, os efeitos no Brasil e no Nordeste.


 


Problemática


 


De acordo com Lula Morais, o encontro a ser realizado pelo PCdoB não fará uma discussão política de Governo sobre o atual cenário da crise, mas vai debater a problemática a partir de uma visão dos especialista e também acadêmica com a participação de professores universitários. Ele aponta que dentre a lista de participantes está o nome da professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e economista, Tânia Bacelar, e do economista Luiz Gonzaga Belluzzo da Universidade de Campinas.


 


O dirigente estadual da sigla, Carlos Augusto, destaca que o seminário será uma oportunidade para complementar uma série de encontros que o partido vai promover em todo o País, quando será discutido um novo programa para a agremiação, a ser apresentado em novembro para o Congresso Nacional do PCdoB. Ele explica que esses seminários discutirão, em cada Estado e Região do País, um projeto de desenvolvimento para o Brasil, discutindo ações e projetos a fim de diminuir as desigualdades sociais e regionais.


 


Desse modo, o debate sobre a crise será um complemento para o congresso do partido, na medida em que ela faz parte da realidade do País e interfere no seu desenvolvimento. O deputado federal Chico Lopes salienta que todos os partidos, a partir da ótica política e das ideologias, estão preocupados com a crise e querem discuti-la. Ele pontua que o PCdoB promoverá um encontro para tirar das discussões, outros meios e ideias para sanar a crise, argumentando que o País tem alternativas para diminuir seus efeitos, como um mercado consumidor forte, que, segundo ele, ganhou força a partir dos programas sociais do Governo Lula como o Bolsa Família e a recuperação do salário mínimo. Outro ponto é o fato de organizações mundiais como Mercosul e Mercado Comum Europeu estarem discutindo outro viés para a economia mundial.