Sem categoria

Biden nega que EUA planejem levantar bloqueio a Cuba

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden, afirmou, neste sábado, que Cuba não é o principal desafio que o continente enfrenta neste momento e que o governo norte-americano não pretende suspender o bloqueio econômico contra a ilha.

“Cuba não é o maior desafio que enfrentamos, o maior desafio é a economia”, afirmou Biden em uma coletiva de imprensa na cidade chilena de Viña del Mar, onde participa da Cúpula de Líderes Progressistas.

Biden respondeu assim à solicitação de diversos países que pedem aos Estados Unidos um gesto em direção à América Latina levantando o embargo contra Cuba, imposto em 1962.

O vice de Barack Obama disse ainda “não vim falar de Cuba”, mas reconheceu que o país “precisa de uma transição, que deve ser determinada pelos cubanos”.

“As pessoas (em Cuba) devem viver em liberdade e prosperidade econômica”, afirmou.
Em relação à crise econômica internacional, principal tema do encontro deste sábado, Biden pediu novas regras na ordem mundial. “Precisamos de regras e vamos jogar segundo essas regras”, disse.

“Muitas vezes, a comunidade internacional percebe uma recusa ao cumprimento” destas regras, como acontece com “o Irã ou outro país do mundo”, afirmou o vice norte-americano, que pediu “união” para que as ordens sejam cumpridas e que, “quando houver uma infração, todos devemos mostrar-nos presentes”.

Junto a Biden, participam da reunião no balneário chileno o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a mandatária do Chile, Michelle Bachelet, da Argentina, Cristina Kirchner, do Uruguai, Tabaré Vázquez, da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, da Noruega, Jens Stoltenberg, e da Grã-Bretanha, Gordon Brown, além de dirigente de 17 países.

Finte: Ansa