PDT derrota tucano em eleição fora de época em Londrina
O deputado Luiz Carlos Hauly, do PSDB, perdeu pela segunda vez o segundo turno para prefeito de Londrina (PR). A última parcial da apuração da eleição fora de época deste domingo (29), com 54% dos votos, dava mais de 20 mil votos de vantagem ao tamb
Publicado 30/03/2009 14:41
Londrina, com 505 mil habitantes, é a terceira maior cidade da Região Sul, depois de Curitiba (1,8 milhão) e Porto Alegre (1,4 milhão), 380 km a noroeste da capital. A derrota de Hauly debilita o palanque presidencial de José Serra e acrescenta emoção à disputa pelo governo do Paraná em 2010, que deve ser entre senador Osmar Dias (PDT), que apoiou Barbosa Neto, e um tucano – o prefeito da Capital, Beto Richa e/ou do senador Álvaro Dias.
Abstenção serviu como protesto
Na parcial Barbosa Neto obtina 135.507 votos (54,12%), contra 114.867 (45,88%) de Hauly. Os votos em branco somaram 7.004 (2,57%) e os nulos, 15.624 ((5,72%). A abstenção particularmente elevada – 19,7% dos eleitores – foi vista como uma forma de protesto contra a cassação de Belinati
Antônio Belinati fora eleito com 138.926 votos (51,73%) no segundo turno de outubro passado. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou sua candidatura dois dias depois e na semana passada, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, negou recurso extraordinário contestando a cassação.
A votação não encerra a disputa pela Prefeitura, já que Belinati ainda aposta em recurso no STF para reverter a cassação. O vencedor deste domingo apoia a posse do pepista, mesmo sabendo que isto pode lhe custar tanto o mandato de prefeito como o de deputado, ao qual deve renunciar para tomar posse. “Não nasci deputado, nem vou morrer deputado. O legítimo vencedor foi o Belinati. Se houver uma decisão favorável ao Belinati, me retiro do cargo naturalmente”, garantiu.
Por razões semelhantes, também ocorreu novo segundo turmo neste domingo em Itapé, na Bahia, e nas cidades paulistas de Guarani D'Oeste, Igaraçu do Tietê e Lupércio. São porém cidades bem menores que Londrina: As quatro somam 42 mil eleitores, contra 370 mil na capital informal do norte do Paraná.
Da redação, com agências