Seminário contribui para melhorar a gestão pública
O seminário “Crise, ações institucionais e políticas públicas”, promovido pelo PCdoB-AM e a Fundação Maurício Grabois, nos dias 27 e 28, no auditório da Vila Olímpica de Manaus voltado para os prefeit
Publicado 30/03/2009 16:40 | Editado 04/03/2020 16:12
Da abertuda fizeram parte o vice-governador do Estado, Omar Aziz (PMN), o secretário de Relações Institucionais do Comitê Central, Ronald Freitas, o secretário estadual de produção rural, Eron Bezerra, a deputada federal Vanessa Graziottin, o secretário estadual de juventude, esporte e lazer, Júlio César, os deputados estaduais José Lôbo e Wilson Lisboa, todos do PCdoB e o deputado federal Lupércio Ramos do PMDB.
Ao todo, foram realizadas 11 palestras sobre os três eixos apresentados no título do evento. Os dirigentes do partido Antonio Levino, Lúcia Antony, Christian Barnardd abordaram o projeto político do partido para 2010, as políticas públicas para as mulheres e para os negros, respectivamente.
Os quadros do partido que estão à frente das secretarias do executivo estadual, Eron Bezerra e Júlio César, fizeram a exposição dos programas desenvolvidos nas pastas em que atuam e as possibilidades delas atingiram as cidades onde ainda não chegaram. O último exibiu o filme institucional que foi apresentado aos observadores da FIFA quando estes passaram pelo Estado para analisar os planos governamentais rumo a conquista de se tornar sub-sede da copa do mundo de futebol de 2014.
O mesmo foi feito pelos deputados estaduais José Lobo e Wilson Lisboa, que apresentaram o foco de seus trabalhos no parlamento estadual e o que desenvolveram quando passaram pelas prefeituras de Coari e de Fonte Boa. Nesse âmbito também caminhou o secretário de educação do município de Tefé.
Técnicos da CGU e da PETROBRÁS falam de gestão pública
O chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Fábio do Valle, proferiu a palestra sobre a legalidade dos atos institucionais das gestões municipais e os caminhos a serem seguidos para que isto venha ser uma constante na concretização de convênios e de parcerias com os governos federais e estaduais.
Outro que contribuiu para aumentar a compreensão sobre as atividades gerais e a sua ligação com o poder executivo municipal foi o secretário SMS da Petrobrás, Ronaldo Manarino. O funcionário da estatal petrolífera fez uma exposição sobre a viabilidade econômica da produção de gás e de petróleo na Amazônia e os benefícios que vêm trazendo para melhorar a configuração social e econômica de cidades historicamente secundarizadas pelo poder público.
Participantes avaliam a iniciativa do PCdoB-AM e da FMG
Atentos aos debates e a qualidade dos assuntos ministrados, o público-alvo da atividade saiu satisfeito com que presenciou. “Esse seminário institucional trouxe um conhecimento maior em como viabilizar projetos e ampliou a visão dos quadros políticos do partido”, disse o vereador de 4 mandatos do município de Novo Aripuanã, Raimundo Brasil, popularmente conhecido como Bolinha.
Para ele, um suplemento importante foi a presença dos deputados e secretários que “engrandeceram o evento”. “A presença da deputada federal Vanessa, do secretário Eron e dos dois deputados estaduais do partido foram muito importantes. Então, tudo o que foi discutido vai se tornar realidade”, enfatizou. “Novo Aripuanã, por exemplo, já vai ganhar recursos para melhorar educação, transporte e erradicar o analfabetismo”, concluiu.
A presidenta do PCdoB em Maués, Rita Ferreira, observou o saldo do evento pela contribuição dada à formação de militantes. “A atividade contribui no sentido de fazer com que todos estejam afinados na linha de ir em busca de melhores condições de vida para as suas cidades”, destacou.
A necessidade dos militantes enxergarem as políticas públicas conduzidas pelas secretárias que estão sob comando de Eron Bezerra e Júlio César como tarefa de todos foi outro ponto levantado por ela. “Nós podemos somar com o trabalho realizado pela SEPROR e pela SEJEL, ajudando a levar os seus programas para os municípios”, afirmou Rita.
E, por fim, a dirigente dos comunistas na terra dos ''saterê-maué'' congratulou a direção estadual do partido pela realização do evento. “Eu parabenizo a iniciativa e a importância que está se dando aos trabalhos desse porte. A amplitude da plenária é significativa e já estão com informações suficientes para tocar um trabalho a partir daqui”, avaliou.
De Manaus,
Anderson Bahia
Ouça a rádio http://www.vermelho.org.br/am/radioam/htm