Inflação em Salvador sobe no 1º trimestre

O custo de vida aumentou para os baianos nos primeiros meses de 2009. O relatório, divulgado nesta quarta-feira (1/4) pelo Banco Central (BC), revelou que a inflação em Salvador cresceu no primeiro trimestre do ano, passando de 5,15% nos meses de janeiro,

De acordo com o diretor de política econômica do Banco Central, Mário Mesquita, a redução em 16,6% nas tarifas de energia elétrica na Bahia contribuiu para que a inflação de Salvador estivesse entre as mais baixas do país, ficando à frente apenas de Brasília, Goiânia e Fortaleza.


 


Embora não possa ser considerada alta, a taxa nacional de 5,9% do primeiro trimestre está bem acima do índice de inflação prevista pelo Banco Central para 2009, que é de 4%. A projeção está abaixo do centro da meta de inflação fixada em 4,5% pelo Conselho Monetário Nacional. A expectativa agora é que os índices de inflação sejam menores nos próximos meses, derrubados principalmente pela retração do consumo, como um dos reflexos da crise financeira internacional, que já atingiu o Brasil.


 


O relatório apresentado pelo BC mostrou também os números de empregos formais criados no Brasil nos últimos doze meses.  Em todo o país, os novos postos representaram 1 milhão e 400 mil novas vagas. Na Bahia, foram gerados 36,9 mil postos de trabalho com carteira assinada. o setor que mais empregou foi o de serviços, que abriu aproximadamente 21,3 mil vagas. Indústria de transformação, comércio e construção também contribuíram com os índices. No entanto, as vagas criadas  ainda não foram suficientes para reduzir o número de desempregados no estado. Segundo o Dieese, apenas em Salvador e Região Metropolitana existem 354 mil trabalhadores desempregados, o que corresponde a 19,4% da população economicamente ativa.


 


De Salvador,


Eliane Costa com agências