Carlos Wilson deixa a cena política

Faleceu no último sábado (11), aos 59 anos, o deputado federal Carlos Wilson (PT-PE). Cali, como era conhecido, lutava há cinco anos contra um câncer no pâncreas e, desde o mês de março, estava internado no Hospital Santa Joana, no Recife. O presi

O corpo do deputado foi velado no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo Estadual. Sob forte emoção, amigos e familiares deram o último adeus ao homem que há mais de 30 anos dedicou sua vida à política. Entre os ilustres, estava o presidente Luis Inácio Lula da Silva que chegou, no início da tarde, acompanhado pelo governador Eduardo Campos (PSB). O petista, porém, não ficou para o enterro realizado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista.


 


História política
Carlos Wilson foi eleito, pela primeira vez, para deputado federal no ano de 1974 e reeleito quatro anos mais tarde. Ele ainda foi senador, vice-governador de Pernambuco em 1986 e passou a comandar o Estado em 1990, quando o então governador Miguel Arraes se afastou do cargo para disputar uma vaga na Câmara Federal.


 


A vida política de Cali foi marcada pelas diversas trocas de partido. Ela já militou pelo extinto ARENA, PMDB, PSDB, PTB e, desde 2003, era filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Aspecto que os amigos classificam como uma boa característica. “Ele tinha essa facilidade de transitar entre os partidos e aglutinar forças”, declarou Eduardo Campos durante o velório.


 


Carlos Wilson ainda foi presidente da Infraero, durante o primeiro mandato do presidente Lula, e voltou à Câmara dos Deputados, em 2006, já pelo PT. A vaga do parlamentar na Câmara passa a ser ocupada, agora, pelo seu suplente Charles Lucena (PTB).


 


Do Recife,
Daniel Vilarouca – com informações da imprensa local.