Prefeito de Serrana por dois mandatos, Valério Galante se filia ao PCdoB

Valério Galante, que por 8 anos (de 2000 a 2008) foi prefeito de Serrana-SP acaba de se filiar ao PCdoB. ''Sempre tive orgulho de ser um companheiro, tenho orgulho redobrado em agora ser um camarada do PCdoB'' – disse ao assinar sua ficha de filiação ao p

Serrana é um município que possui 40 mil habitantes, localizado na região de Ribeirão Preto e, graças à ação de Valério como prefeito e liderança regional prepara-se para construir um Pólo Intermodal de Cargas. A cidade, na prática, já é uma espécie de pólo de várias cidades muito próximas e interligadas. Juntas, ultrapassam a casa dos 200 mil habitantes.  Pelo pioneirismo, e pela ação ousada de Valério, Serrana algumas vezes já serviu de exemplo para a vizinha Ribeirão Preto (23 km) e para todo o país.
 


 


Reestatização da água
 
Valério, em 2000, no início da sua gestão, já demonstrava sua ousadia como administrador. Naquele ano, enquanto em Ribeirão Preto o PSDB privatizava totalmente a empresa de telefonia da cidade (CETERP), Valério Galante revertia, por decreto, a privatização do serviço de água de Serrana. Contrariando os mandamentos neoliberais e privatizantes que reinavam na época – mas fiel ao compromisso com o povo – Valério, assumiu a prefeitura e, de imediato, reestatizou a empresa de água da cidade, baixando os valores da conta mensal para toda a população.



 
Além de baratear e universalizar o fornecimento de água em Serrana, Galante conseguiu melhorar o serviço, quando a própria prefeitura passou a cuidar da distribuição de água. ''Antes do Valério, aqui em Serrana, saia areia junto com a água. Sempre diziam que era problema na bomba. Teve vez de ficarmos quatro, cinco dias sem água'' – disse um morador do Jardim Bela Vista, em Serrana. Emocionado, garante que é ''Valério de carteirinha'' e que acompanhará e apoiará sempre o ex-prefeito ''por tudo que fez por Serrana''.



 



Carteiras digitais
 
Com Valério, Serrana fez a primeira experiência com carteiras digitais em uma escola pública. O município, administrado por Valério buscou inovações tecnológicas para a área de educação, como uma carteira escolar com computador. Valério abraçou a idéia desenvolvida pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CenPRA), do Ministério da Ciência e Tecnologia ( MCT), e utilizou as mesas informatizadas em ação piloto. A ''carteira informatizada'' recebeu o nome de LapTup-niquim (Linha de Apoio Pedagógico Tupiniquim). Centenas de unidades foram usadas pela primeira vez em 2008, em salas da rede municipal de Serrana (315 km de SP). A carteira  possui um ''vidro inteligente'' que pode servir como tela de computador ao ser levantada. Nessa tela, o aluno pode até acessar a internet.
 


 



De companheiro a camarada
 
O PCdoB apoiou os dois mandatos de Valério Galante como prefeito de Serrana. Valério ajudou a eleger o sucessor. Em 2008, junto com Valério, o PCdoB contribuiu para a vitória do atual prefeito, Dr. Nelson (PT). Para Djalma Batigalhia, membro da executiva municipal do PCdoB de Ribeirão Preto, a filiação de Valério ''contempla o aprofundamento da presença afirmativa do PCdoB na região, de modo coerente com os interesses do povo, com o fortalecimento do partido e com as nossas responsabilidades''.


 


''Como líder político de respeito, Valério tem dado a toda região o exemplo de uma atuação guiada pela ética, pelo esforço e pela ousadia. Valério tem a grandeza dos grandes políticos, mas sem prejuízo da originalidade, da simplicidade e do convívio diário com a população'' afirmou Djalma Batigalhia, membro da executiva municipal do PCdoB em Ribeirão Preto.



 
Muito confiante e alegre ao se filiar, o ''camarada'' Valério disse que é grande a nova responsabilidade ao entrar para um partido com história de lutas do PCdoB. “O PCdoB sempre deu mostras de coragem e de maturidade. Mas também de honestidade, de lealdade e de companheirismo. Sempre tive orgulho de ser um companheiro, tenho orgulho redobrado em agora ser um camarada do PCdoB'' finalizou.



Por Djalma Batigalhia, de Ribeirão Preto