Seminário discute Cidadania e Afirmação da Identidade do Negro no Campo

Com o objetivo de resgatar e valorizar a identidade negra na agricultura familiar, o Governo do Estado, através da Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária – SEARA, em parceria com a Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do

“É preciso entender que a desigualdade no Brasil tem cor, nome e história. Esse não é um problema dos negros no Brasil, mas sim um problema do Brasil, que é de negros, brancos e outros mais. O fato é que um grande número de trabalhadores rurais negros não tem acesso às políticas públicas e, em uma ação conjunta com a SRA, estamos buscando organizar esses agricultores para acessar o Crédito Fundiário”, explicou o secretário da SEARA, Canindé de França.


 


O Terra Negra Brasil objetiva contribuir para o crescimento da agricultura, facilitando o acesso do negro às políticas públicas no campo, em especial as linhas do Programa Nacional de Crédito Fundiário, desenvolvido pela SRA/MDA, em parceria com o governo estadual e com o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. O PNCF tem por objetivo diminuir a pobreza no campo e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores rurais, por meio da concessão de linhas de crédito para compra de terra e para investimentos em infra-estrutura básica e produtiva.


 


Para o Presidente da União dos Negros pela Igualdade – Unegro, Valdemir Sales, o selo Terra Negra vem fortalecer a cultura negra na agricultura familiar. “O preconceito e a discriminação racial são práticas que devem ser fortemente combatidas. A Constituição Federal e as Leis Específicas já atuam neste sentido. Precisamos divulgá-las e colocar em funcionamento ações que possam erradicar, de uma vez por todas, uma das maiores injustiças sociais do nosso país”, afirmou.


 


No Brasil, sobretudo, onde o período de escravidão dos negros foi o maior em todo o continente, uma reflexão mais intensa se faz necessária. A cordialidade do brasileiro faz com que muitos tenham a idéia errada de que a discriminação racial findou com a abolição da escravatura em 13 de maio de 1888. As políticas públicas que se desenvolvem para combater o racismo e a desigualdade racial são ainda duramente criticadas pela sociedade.


 


TERRA NEGRA BRASIL


 


O Terra Negra Brasil é desenvolvido pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), em parceria com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e instituições da sociedade civil, e realiza atividade de valorização da cultura negra, por meio da formação continuada de professores e gestores públicos em educação e relações raciais. Também viabiliza a publicação e distribuição de material didático e pedagógico sobre o tema, com base na realidade da agricultura familiar.


 


DADOS ESTATÍSTICOS


 


Segundo o IBGE, no Brasil os negros são correspondentes a menos de 10% da população. Os chamados ‘pardos’, no entanto, que são mestiços de negros com europeus ou índios, chegam a um número próximo da metade da população.


 


Entre a população negra jovem (especificamente no segmento de 15 a 17 anos), 36,3% cursaram ou cursam o ensino médio; entre os brancos, a parcela é de 60%. Entre aqueles que têm até 24 anos, 57,2% dos brancos haviam atingido o ensino superior, contra apenas 18,4% dos negros.


 


O rendimento médio da população branca no Brasil é de R$ 812,00; já a dos negros é de R$ 409,00. Entre a parcela de 1% dos mais ricos do país, 86% são brancos.


 


por Jana Sá – de Natal