Comitê Pró-Equidade da Setre promove ação preventiva ao câncer de mama

Durante três dias, uma unidade móvel de atendimento da Fundação Pio XII,da cidade de Barretos (SP), estacionada na área externa da Secretaria doTrabalho, Emprego, Renda e Esporte, realizou exames preventivos do câncerde mama para 60 servidoras da Setre e

A ação de saúde, promovida pelo Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Setre, que acaba de ganhar um selo da Secretaria de Políticas Públicaspara Mulheres da Presidência da Republica  foi considerada como bastante positiva pelas mulheres que se submeteram ao exame. O câncer de mama é o que mais mata as brasileiras, por isso a recomendação de que mulheres, apartir de 40 anos, devem realizar este exame preventivo.


 


Para Lídia Maria dos Santos, 57 anos, funcionária do setor de serviçosgerais da Setre, a iniciativa merece todos os aplausos. ''Havia três anos que eu não fazia um exame preventivo de mama. Esse exame é um dos mais concorridos nos hospitais públicos. Fazer aqui, de maneira tão tranqüila, foi muito bom'', destacou.


 


Já Marlene Santos Silva, dos serviços gerais do SineBahia, fez o exame pela segunda vez. ''Há 12 anos fiz este exame, e agora, aos 40 anos, tenho que fazer anualmente'', disse.


 


No próximo mês de maio, o Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Setre vai promover uma palestra, com profissionais do Centro Estadual de Oncologia (Cican), sobre prevenção do câncer de mama e do colo do útero, dando prosseguimento à discussão sobre o assunto.


 


Fonte: Ascom/Setre