Trabalhadores pedem mais garantias de emprego
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) em Pernambuco antecipa as comemorações do 1º de Maio com uma Passeata em Homenagem ao Dia do Trabalhador. Os trabalhadores aproveitam a data para reivindicar maiores garantias de emprego e alerta
Publicado 29/04/2009 19:36 | Editado 04/03/2020 16:58
Além da CTB, participam do ato as principais centrais sindicais com representação em Pernambuco, como CUT, CGTB, CONLUTAS, UGT e MST. “Essa união entre as centrais é um movimento que já vem repercutindo em todo o Brasil, não só no nosso estado. E tem ajudado muito os trabalhadores a garantir seus direitos diante desta crise econômica que vem sendo usada como desculpa pelo patronato para promover demissões”, afirma Valéria Silva, representante da CTB.
O objetivo da passeata desta quinta-feira é reunir um grande número de trabalhadores, de diversas categorias, para cobrar do Governo do Estado e dos poderes públicos a contrapartida social prometida pelos empresários. “O Governo Federal, através dos governos estaduais, promoveu incentivos fiscais para as empresas privadas em troca da manutenção dos postos de trabalho e não é isto que está sendo visto”, comentou Valéria.
Por isso, os trabalhadores marcham pelas ruas do Recife erguendo a bandeira dos direitos trabalhistas. Eles reivindicam a defesa do emprego e da renda, o fim das demissões imotivadas (ratificação da Convenção 158, da OIT), a redução dos juros aplicados pelo Banco Central, a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem a diminuição dos salários, a reforma agrária e o fortalecimento da agricultura família, investimentos nas áreas sociais e a valorização dos servidores públicos.
O problema da Celpe
No final da semana passada foi anunciada uma queda de pouco mais de 5% nas tarifas da Celpe. O que representou certo alívio para os pernambucanos frente aos constantes aumentos nas contas de energia. Mas, a alegria durou pouco. Já esta semana, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou um novo reajuste acima de 3%.
“Por mais este desrespeito ao bolso do trabalhador é que escolhemos a fachada da Celpe para iniciar a nossa marcha. A Companhia Energética vem promovendo aumentos abusivos nas contas de energia e o serviço oferecido à população é de péssima qualidade”, disse a representante da CTB/PE.
– Serviço:
Passeata em Homenagem ao Dia do Trabalhador
Às 15h, com concentração em frente à Celpe
O percurso vai da avenida João de Barros até o Palácio do Campo das Princesas
Do Recife,
Daniel Vilarouca