Luta em defesa do povo mobiliza 1º de maio no DF

A luta em defesa do emprego e na defesa dos direitos dos trabalhadores mobilizou militantes e sindicalistas na comemoração unificada do 1º de maio no Distrito Federal.

O evento organizado pela CTB, CGTB, UGT, Força Sindical, NCST, Confederção Nacional dos Trabalhadores na Indústria e Confederação Nacioanl dos Trabalhadores em Turismo, reuniu cerca de 2000 pessoas na Praça da Cidadania na Ceilândia, maior cidade do Distrito Federal.


 


O ato foi coordenado por Moisés Leme, presdiente da CTB-DF e presidente do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios.


 


O presidente do Sindicato dos Policiais Federais no DF, Luiz Cláudio chamou a atenção para a luta pelos direitos dos trabalhadores e disse ''que a polícia também luta pelos seus direitos'' e que esta age quando há um fracasso das ações dos governos, da escola e da sociedade, mas isto deve ser feito ''com respeito à democracia e aos direitos dos cidadãos''.


 


Além das centrais sindicais, estiveram presentes representantes dos partidos progressistas, entidades estudantis e também a União Brasileira de Mulheres e a União dos Negros pela Igualdade.


 


Segundo o presidente do PCdoB/DF Apolinário Rebelo, o ato ''foi uma importante demonstração de unidade dos setores progressistas na luta contra a crise''.


 


''O dia 1 de maio tem um significado especial para os comunistas e para o nosso povo, pois é emblemático na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores. Nós não vamos aceitar que o ônus da crise recaia sobre os trabalhadores'' destacou Rebelo.


 


Ele também destacou que a luta pelos direitos dos trabalhadores está ligada a uma luta por uma nova sociedade.


 


Também estiveram presentes o deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB/DF), e Thereza de Lamare, dirigente do Partido Pátria Livre – PPL.


 


Ao final do ato, muita música e animação com a dupla Roniel e Rafael,  e o grupo Só pra Chamegar.


 


De Brasília


Gustavo Alves