Cariri irá discutir representações da cultura nas diversas formas de arte

“CaririCaturas – imagens e representações da cultura no tempo e no espaço”

O 2º Colóquio Imago “CaririCaturas – imagens e representações da cultura no tempo e no espaço” discutirá a relevância das diferentes linguagens visuais para a cultura no Cariri e no mundo, analisando-as como representações no tempo e no espaço.
A imagem, enquanto construção simbólica, possibilita uma análise e interpretação da cultura numa perspectiva das representações, as quais são produzidas a partir dos diferentes significados construídos pelos sujeitos que  as produzem. Compreendida como construção social, política e cultural; a imagem possibilita através de suas variáveis linguagens (audiovisual, desenho, fotografia, xilogravura etc) a divulgação e o registro de manifestações culturais.


 


O 2º Colóquio Imago, através da discussão proposta – “CaririCaturas” — possibilitará a avaliação das práticas culturais da Região, verificando as representações sociais presentes nas mesmas, e proporcionando diferentes diálogos entre escalas de espaço e tempo . Junto ao debate teórico, valorizar-se-á no Colóquio exposições e mostras audiovisuais a fim de divulgar a produção cultural , local e nacional, propiciando entre ambas escalas intercâmbios de experiências e diálogos. 
 
Os interessados podem efetuar sua inscrição online pelo site: www.urca.br/coloquioimago
 


Chamada de trabalhos


 


O Grupo de Pesquisa em Cultura Visual, Espaço, Memória e Ensino – IMAGO – integrado ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Espaço Urbano e Cultura – LEPEUC (Dep. de Geociências / URCA), convida pesquisadores, professores, profissionais e alunos, a submeterem trabalhos relacionados ao estudo da imagem e representações culturais e sociais integrantes das áreas de Geografia, História, Educação, Comunicação audiovisual (Cinema), Artes, Arquitetura, Filosofia e Ciências Sociais (Antropologia). Os trabalhos são na modalidade comunicação oral, para trabalhos completos e resumos, distribuídos nos seguintes eixos temáticos, no ato da submissão um desses deve ser indicado:


 


A imagem nas ciências sociais e humanas
Expressões culturais na contemporaneidade
A imagem como construção da realidade
Experiências do mundo sensível
Imagens do corpo: mimeses e performance
A etnografia como construção do real e representação do mundo
Representações da cidade e do urbano
Memória, biografia e imagem: construindo representações no tempo e no espaço
Didática na imagem e imagem na didática
Mídia e discurso na contemporaneidade
Filosofia: imagem e representação


 


Fonte: Coletio Camaradas