Implantação do Parque Rachel de Queiroz é tema de debate

A formação de uma comissão de trabalho composta por representantes da Prefeitura de Fortaleza, Governo do Estado, Câmara Municipal, Assembleia Legislativa e sociedade civil, foi um dos encaminhamentos tirados na audiência pública sobre a implantação do Pa

O professor José Sales, que fez a elaboração do projeto do parque, apresentou para o auditório detalhes sobre o projeto. Explicou como surgiu a ideia, deu justificativas, mostrou os bairros da região Oeste que seram contemplados pelo parque dando também um diagnóstico das áreas. “No programa não tem nenhuma grande obra a ser feita”, explica o professor que diz não conseguir entender o porquê do parque não ter sido implantado ainda.


 


A representante do Movimento Pró-Parque Rachel de Queiroz, Evânia Severino, destacou as três maiores necessidades da região e a importância da implatação do parque. “Saúde, segurança e meio ambiente, a população tem a necessidade de conviver com uma área verde, nossos filhos vivem trancados em casa”. Segundo Evânia, as áreas são abandonadas, alagadas, causam doenças e trazem insegurança para os moradores.


 


A vereadora Eliana Gomes declarou que vai contribuir no que puder para a realização deste projeto. “Vamos agora lutar com todas as nossas energias para ver esse parque implantado”, ressaltou.


 


O Parque Raquel de Queiroz, de acordo com os estudos, deve compreender o percurso do Riacho Alagadiço, que se inicia no Açude João Lopes, no Monte Castelo e Bairro Ellery, e estende-se até o Rio Maranguapinho, no bairro Parque Genibaú


 


Diante da urgência de intervenções na área que compreende o projeto, a Comissão se reunirá, na próxima semana, com os titulares da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), do Transfor e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam). Nos encontros, será colocada a situação do local e solicitado dos órgãos as possíveis ações que poderão promover. Na reunião com a Semace, a Comissão solicitará a inclusão do Parque Raquel de Queiroz no projeto que vai implantar 23 parques no Ceará, a ser executado pelo órgão. Além de participar das reuniões, a Câmara estará fazendo um levantamento jurídico para averiguar a legalidade da implantação do Parque.


 


Fonte: Assessoria da vereadora Eliana Gomes (PCdoB)