Sem categoria

Paraguai: quartel vira palco de reunião de jovens mudancistas

Jovens campesinos, estudantes e partidos políticos de esquerda de sete países participam do Segundo Encontro Latino-americano de Jovens pela Mudança, no Paraguai. O evento acontece no Comando de Engenharia do Exército, em Asunción, algo inimaginável al

As mudanças vivenciadas no continente, a utilização de recursos naturais, soberania energética, saúde, educação e a problemátrica rural são alguns dos temas abordados na atividade organizada pelo Partido do Movimento pelo Socialismo (P-MAS), o Movimento Popular Tekojoja, o Partido Comunista Paraguaio (PCP) e o Partido Convergência Popular Socialista.

Jovens da Argentina, Brasil, Bolívia, Venezuela, Uruguai e França participam do evento, cuja primeira edição ocorreu, no final do ano passado, na Bolívia.

O Comando de Engenharia foi tomado por bandeiras da Venezuela, do Partido Comunista, emblemas com o rosto de Che Guevara e Fidel Castro. Segundo registros do quartel, 1576 pessoas estão presentes no evento. Entre eles, 1388 paraguaios, 124 argentinos, 54 bolivianos, 7 brasileiros e 3 franceses. Não há números exatos sobre a quantidade de venezuelanos.

Integrante do P-MAS, Rodrigo Bougermini ressaltou que a realização, no Comando do Exército, demonstra as mudanças que o país vive. “Vinte anos atrás, na época de (Sabino) Montanaro (ex-ministro do Interior), não se podia pensar nisso”, apontou.

A utilização do espaço foi criticada por colorados e aviedistas. Hoje, a vice-ministra da Juventude e integrante do P-MAS, Karina Rodriguez, defendeu o encontro, afirmando que esse tipo de atividade estimula um maior protagonismo dos jovens, ante a realidade do país.

Seguno ela, o evento não se constitui em uma ingerência ou em um atentado contra a instituição militar. A vice-ministra assegurou que a convocatória ao ato foi ampla, não sendo dirigida apenas a setores da esquerda. Há a expectativa de que o presidente Fernando Lugo compareça ao encerramento do ato, no domingo. 

Com jornais locais