Vereador Fernando Lima cobra atenção à saúde de São Luís

O líder do PCdoB na Câmara de vereadores de São Luís e Presidente da Comissão de Saúde, Educação e Cultura, vereador Fernando Lima, cobrou do novo secretário de saúde do município atenção especial para o setor. No início da semana o prefeito

Fernando Lima aproveitou para lembrar que foi realizada audiência pública no mês de janeiro de 2009 no Gabinete da 12ª Promotoria Especializada de Defesa da Saúde na Capital. Presentes o Promotor de Justiça, Herberth Costa Figueiredo; representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde(São Luís); a Diretora da Unidade Mista do Itaqui-Bacanga, Wilna Zenaide; o presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Adolfo Paraíso; a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão, Euzanir da Silva Aroucha; a Presidente do Instituto de Cultura e Preservação da Ilha de São Luís, Ieda Maria; além de lideranças comunitárias da área Itaqui-Bacanga.


Na audiência pública foi apresentado um relatório contendo opiniões sobre a situação no setor. Ao mesmo tempo foi firmado prazo de 120 dias, a partir da data da audiência, para que a então Secretária apresentasse os números e os vereadores tomassem conhecimento da realidade da saúde no município. “Sempre tivemos dificuldades em tomar conhecimento dessas informações.”


O vereador lembrou também que recentemente a Comissão de Saúde da Câmara fez visitas às Unidades de Saúde da área Itaqui-Bacanga para checar in locus as condições de trabalho, atendimento, assistência médica, uso de recursos para o setor porque, de acordo com Fernando Lima, se tais unidades funcionassem com sua capacidade total os hospitais públicos da cidade estariam desafogados e a população ficaria menos exposta a desumanidades.    


“Como médico e agora como vereador tenho a obrigação de defender uma saúde de qualidade para o povo da minha cidade. São Luís está carente de serviços públicos. Isto é visível, por exemplo, no dia a dia das unidades mistas instaladas nos bairros e também os problemas registrados nos hospitais públicos do município.”, destacou . Fernando Lima.