Equador: vistos de refugiados a mais de 5 mil colombianos
O governo do Equador entregou vistos de refugiados a mais de 5.500 pessoas na primeiras sete semanas da campanha para regularizar a situação de homens e mulheres que saíram da Colômbia para fugir da violência.
Publicado 18/05/2009 10:36
Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores do Equador, a campanha Registro Ampliado é realizada em uma zona fronteiriça com a Colômbia.
“Nas primeiras sete semanas do Registro Ampliado, nos três cantões da província de Esmeraldas foram atendidas mais de 5.500 pessoas, que receberam do governo equatoriano o visto de refugiado', informa nota do ministério.
O ministério explicou que o programa “procura registrar e regular a situação dos cidadãos e cidadãs colombianas que saíram do país de origem devido à situação de violência que vive a irmã República da Colômbia”.
Com esse documento, explicou o comunicado, “estas pessoas ficam registradas em uma base de dados do governo e, paralelamente, adquirem direitos que permitem obter emprego, ter acesso a serviços de saúde e educação, entre outros benefícios”.