Fim de tarde no Passeio Público é espetáculo para os olhos e os ouvidos
Projeto Sol Maior sincroniza solos de acordeonistas com o pôr-do-sol no Passeio Público
Publicado 18/05/2009 15:50 | Editado 04/03/2020 16:35
Um pôr-do-sol musical. Todos os dias, o entardecer em Fortaleza é saudado com o acordeom dedilhado de grandes solistas cearenses que, a partir das 17h, levam uma verdadeira “sanfonia” para o Passeio Público. Mar e clima bucólico da praça mais antiga e arborizada da Cidade complementam o cenário de rara beleza.
A celebração faz parte do Sol Maior, projeto promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), e que aos sábados, a partir de meio-dia, também dá o tom da hora do almoço, levando música instrumental de qualidade para a já tradicional feijoada no Passeio.
Este mês, as tardes no Passeio Público ainda serão emolduradas pelos solos dos acordeonistas Fábio Duarte e Vanin do Acordeon, dois expoentes da sanfona no Ceará.
Uma atração permanente do Passeio é o Quiosque localizado em meio às árvores e esculturas do local. Aberto diariamente a partir de 8h, o Quiosque está funcionando como café, trazendo no cardápio opções de almoços leves e lanches diversos, incluindo iguarias típicas como tapioca e cuscuz. Durante o dia, a praça é protegida pela Guarda Municipal. À noite, conta com segurança privada.
História em movimento
Outrora Campo da Pólvora, Largo de Fortaleza, Largo do Paiol, Largo do Hospital da Caridade, Praça da Misericórdia e Praça dos Mártires, o Passeio Público era originalmente dividido em três níveis, um para cada classe social (alta, média e baixa).
A primeira praça da cidade, que remonta a 1864, também foi palco de atrocidades históricas, quando do assassinato público dos revolucionários da Confederação do Equador. Página definitivamente virada. Tombado pelos três poderes (municipal, estadual e federal), hoje o Passeio é de todos e todas, ressurgindo como cenário vivo de um processo de inclusão social através da arte e da cultura.
Interessados em conhecer esta história podem se agendar: diariamente, às 9h, 11h, 14h e 16h, guias turísticos estão disponíveis para acompanhar visitantes e estudantes de escolas públicas e privadas.
Com a criação do Fórum de Amigos do Passeio Público, que reúne instituições e pessoas interessadas em cuidar do patrimônio histórico, cultural e afetivo de Fortaleza, cria-se um espaço de troca de idéias e elaboração de propostas sobre o uso democrático dos espaços públicos.
Programação (de segunda a sexta-feira, de 17 às 18h)
De 18 a 22 (a partir de hoje)
Fábio Duarte
De 25 a 29
Vanin do Acordeon
Programação (sábados de maio, às 12h)
Dia 23 – Marcelo Randemark (contrabaixo)
Dia 30 – Rogério Jales (violão)
Serviço
Projeto Sol Maior – de segunda a sexta-feira, das 17h às 18h, apresentação de acordeonistas no Passeio Público (rua Dr. João Moreira, s/n – ao lado da Santa Casa de Misericórdia – Centro). E aos sábados, a partir de 12h, shows de música instrumental. Aberto ao público diariamente, das 8h às 21h.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Secultfor