Governo do Amazonas ajuda Governo da Colômbia a erradicar a febre aftosa
O Governo do Amazonas doou neste sábado, ao governo colombiano, 5 mil doses de vacina contra a febre aftosa. O medicamento foi solicitado pelo Instituto Colombiano Agropecuário (ICA) para cumprir a campa
Publicado 18/05/2009 10:52 | Editado 04/03/2020 16:12
Tabatinga possui cerca de 1 mil cabeças de gado, um rebanho pequeno, segundo o titular da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), deputado Eron Bezerra. “Mas isso não significa que devemos nos descuidar e pensar apenas na gente. Um foco de febre aftosa no Amazonas, na fronteira com a Colômbia, prejudica a exportação de carne bovina em todo o país. Calculando isso chegamos a um valor de US$ 42 bilhões”, afirma.
O gerente regional do ICA, Jorge Eliezer, se disse muito agradecido com a ajuda. Ele contou que seu país teve um foco de aftosa em 1968. Em 1975, foi firmada uma parceria com o Brasil, por meio de um Convênio de Cooperação Técnica e hoje, a Colômbia é livre da enfermidade com vacinação. O maior status concedido pela Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE) é área livre de febre aftosa sem vacinação. No Brasil, apenas o Estado de Santa Catarina tem esse posto.
Eliezer acrescentou que os colombianos que residem na cidade de Letícia – que faz fronteira com Tabatinga – consomem carne brasileira. Segundo ele, nessa região não há produção para abastecer a população.
Meta do Amazonas
O Amazonas tem a meta de se tornar área livre de febre aftosa até o início de 2010. Para isso firmou um convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no valor de R$ 8,5 milhões. Já foram comprados carros, motos, botes, GPS, computadores e outros equipamentos. O material está sendo distribuído para os escritórios distribuídos no interior e nas áreas de barreira sanitária.
De Manaus,
Mariane Cruz
Ouça a rádio http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm