Lançado projeto Segundo Tempo no Ceará

O Estado do Ceará entrou, desde a última sexta-feira (15), no mapa do programa “Segundo Tempo”, do Governo Federal. A iniciativa vai beneficiar 46.600 crianças e adolescentes – de 7 a 17 anos – em todo o Estado, com atividades esportivas e educativas no t

O “braço” cearense do “Segundo Tempo” é o maior no País. Serão investidos mais de R$ 21 milhões no funcionamento de 233 núcleos esportivos no Estado. Na solenidade foram entregues kits de material esportivo e feita simulação do funcionamento dos núcleos esportivos do Segundo Tempo.


 


Cada núcleo vai contar com quatro profissionais de educação física e pedagogia, que além do treinamento de diversos esportes vão oferecer aulas de cidadania e educação sexual, entre outras atividades.


 


As ações começam imediatamente. Os 233 núcleos já existem, pertenciam ao antigo programa da Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte), o “Esporte Superação”. “Paramos as atividades no final do ano passado para adequarmos os núcleos às normas do ‘Segundo Tempo’. Antes, eram dois profissionais, agora serão quatro. Além disso, as crianças receberão alimentação”, disse Ferruccio Feitosa, titular da Sesporte.


 


O “Segundo Tempo” terá pelo menos um núcleo em cada um dos 184 municípios do Estado. Em Fortaleza, são 22 unidades. Em cada pólo, serão oferecidas no mínimo três modalidades esportivas. “A ideia é dar opção às crianças para que o foco não seja apenas o futebol. Muitos esportes diferentes vão estar em prática”, explicou o Ferruccio.


 


Com o programa funcionando a pleno vapor, o papel da Secretaria do Esporte será fiscalizar e acompanhar seu andamento, além de trabalhar na reciclagem dos 947 profissionais envolvidos. “Ano passado, foram oferecidos cursos para mais de três mil pessoas ligadas ao esporte, entre técnicos e árbitros. Quem trabalha no ‘Segundo Tempo’ já passou por capacitação, mas participar de outros cursos”, disse o secretário.


 


E-MAIS


 


>Para desenvolver o “Segundo Tempo” o Estado precisou seguir as orientações do programa conforme um manual do Ministério dos Esportes.


 


>Além dos 233 núcleos do “Segundo Tempo”, o Ceará tem mais 117 unidades para atender, com incentivo ao esporte, crianças expostas a riscos sociais.


 


>Segundo Ferruccio Feitosa, outros investimentos previstos no esporte para crianças e adolescentes, são a cobertura de 140 quadras esportivas nas escolas estaduais e a criação de 51 novas quadras.


 


> Parte dessas obras foi iniciada no ano passado. A previsão é que tudo seja concluído até o final de 2009.


 


Emendas de Inácio


 


O senador Inácio Arruda trabalhou junto ao Ministério do Esporte pela liberação de verbas para que o programa Segundo Tempo fosse executado com sucesso e destinou R$ 28 milhões de emendas individuais a projetos esportivos na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Esses recursos serão aplicados na construção de vilas olímpicas, em 10 “Estação de Vela” e em uma pista olímpica pública de atletismo em Fortaleza. “O esporte é um dos melhores métodos de educar, de tirar crianças da rua e de formar jovens, além de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico e assegurar o exercício da cidadania”, ressalta o senador.



 


Fonte: Assessoria de imprensa do gabinete e Jornal O Povo