Sem categoria

Paulo Bernardo: PSDB quer desmoralizar Petrobras para privatizá-la depois

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, chamou de irresponsável a atitude da oposição de insistir numa CPI para investigar possíveis irregularidades tributárias na Petrobras.

''No afã de dificultar as coisas para o governo, pode prejudicar uma das maiores empresas do mundo. Mas não vão conseguir. Porque o governo vai continuar investindo na Petrobras e na área do pré-sal para manter a Petrobras como a grande empresa que é'', disse ele.


 


Para Bernardo, o PSDB gostaria mesmo era de privatizar a Petrobras, o que não conseguiu no governo anterior. ''Provavelmente está querendo desmoralizar a empresa para fazer isso no futuro'', disse.


 


Bernardo afirma que o governo vai fornecer todas as informações pedidas. ''[Fazer a CPI] é um direito constitucional e que está no regimento do Congresso.''


 


Ele participa de uma audiência pública sobre o Programa Minha Casa Minha Vida, na Assembleia Legislativa do Paraná.


 


Na sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também criticou o PSDB pela criação da CPI. ''Acho estranho que partidos que governaram o país por oito anos tomem uma decisão irresponsável como essa. Parece briga de adolescente. Não há explicação lógica para essa CPI'', disse Lula. ''Num momento de crise internacional, levantar uma CPI contra a Petrobras é ser pouco patriota, pouco responsável pelo país.''


 


O líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza, também disse hoje que a CPI da Petrobras no Senado “é uma irresponsabilidade do PSDB” por não ter fato determinado a ser investigado. O petista argumentou ainda que o presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, já se dispôs a ir ao Senado.


 


Vaccarezza negou que a bancada do PT esteja mobilizada para colher assinaturas para uma CPI mista, com deputados e senadores. A iniciativa é do deputado André Vargas (PT-PR). “Respeito o deputado André Vargas, pode ser uma iniciativa dele. A bancada do PT não vai colher assinatura para CPI mista. Sou contra CPI no Senado, contra CPI na Câmara, contra CPI mista. O PT vai trabalhar no Senado para que esta CPI não se realize”, afirmou.


 



Fonte: Folha Online