Seminário reúne gestores em Canoas e lança Fórum Estadual de Juventude

O Seminário de Gestores e Agentes de juventude, realizado nesta sexta e sábado, 15 e16, lotou o auditório da CICS (Câmara de Indústria, Comércio e Serviços), de Canoas. Durante os dois dias, autoridades municipais, estaduais e nacionais estiveram reuni

No encerramento, na tarde deste sábado, foi criada a Comissão Pró-Fórum Estadual de Gestores de Juventude. Representantes de 11 cidades gaúchas, envolvendo a região metropolitana de Porto Alegre e o interior do Estado, engajados na construção de ações que atendam às necessidades do público jovem, integram a comissão. A primeira reunião já está marcada para o dia 01º de junho, em Novo Hamburgo.


 


Na abertura do Seminário, a deputada Manuela agradeceu a cidade de Canoas por receber gestores de juventude. “Nos esforçamos em trazer o debate para Canoas, pois é preciso ampliar e descentralizar os debates sobre as políticas públicas, além disso, Canoas tem a cara das soluções, das potencialidades e dos problemas da juventude gaúcha” destacou a deputada.


 


“Debater políticas para a juventude passa por debtaer a questão ambiental, segurança, emprego e desenvolvimento, e junto com os gestores queremos debater com os jovens que estão nos sindicatos, movimento estudantil, nas fabricas estes irão ajudar a construir as verdadeiras politicas publicas de juventude” ressaltou Manuela.


 


O Coordenador de Juventude de Canoas, Almiro Rodrigo Gherat, o “cebola”, destacou que Canoas possui três propostas para a troca de experiências com outras cidades, entre elas a criação de um banco de projetos para a troca de experiências com outras cidades. “Os problemas dos jovens são iguais. Por isso entedemos que são necessárias políticas regionias”, afirmou o coordenador.


 


O prefeito de Canoas Jairo Jorge destacou que “nosso país viveu as transformações porque tivemos o encontro de duas gerações que contruíram um processo de afirmação da democracia”


 


O prefeito lembrou que “a juventude não aceitava a repressão e teve a coragem de enfrentar, hoje porém é necessaria uma nova aliança, que tenha um discurso propositivo, coerente, de transformação”.


 


Para o deputado Mano Changes (PP/RS), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Tecnologia da Assembléia Legislativa, “a escola tem que ser atrativa para o aluno, onde o aluno queira aprender e construir capacidade para o mercado de trabalho”.


 



Sobre a crise, o economista João Sicsú afirmou que “não é  possivel debater políticas para a juventude sem discutir a economia do país”.


 


 


“O principal foco deve ser sempre discussão de como recuperar postos de trabalho e como gerar postos de trabalho. Precisamos de crescimento economico para haver desenvolvimento. Não existe projeto de desenvolvimento que não seja planejado pelo Estado” comentou o economista.


 


Gestores apresentam projetos


 


No sábado, os participantes prestigiaram as apresentações dos projetos de gestores e agentes de juventude. O prefeito de Sentinela do Sul, Marcus Vinicius Vieira de Almeida, que também é presidente da FAMURS, foi o destaque da primeira mesa, apresentando a equipe que compõe seu governo. Além do jovem prefeito, seu governo é composto por jovens secretários, distribuidos em sete secretarias do município, entre elas: administração, fazenda e saúde.  O prefeito ainda reforçou o compromisso da Famurs em dialogar sobre a atuação do jovem no poder público, através das administrações municipais.


 


Valorização dos jovens através de projetos artísticos e culturais, inclusão social através do esporte e a preocupação com aumento do uso do crack por jovens foram alguns dos temas abordados pelos agentes de juventude, representando ONGs, entidades. Já o PROJOVEM, foi o destaque nas apresentações de Coordenadorias de Juventude de Novo Hamburgo, São Leopoldo e Porto Alegre.


 


De Porto Alegre


Luciana Borba