Piauí perde 46 mil toneladas de soja por causa das chuvas

Na cidade de Santa Filomena, uma das maiores produtoras de soja do Estado, as estradas estão cortadas, impedindo o escoamento da produção.

O cerrado piauiense é reconhecido pela tecnologia empregada nas plantações, especificamente as de soja. Mas dessa vez, nem o mais moderno processo de colheita mecanizada pode salvar cerca de 46 mil toneladas do grão, que agora estão submersas. Milhares de hectares estão impraticáveis por conta do excesso de umidade. A situação é verificada no município de Santa Filomena e confirmada pelo Emater e a Comissão Municipal de Defesa Civil.


 


 


 


Os empresários rurais contabilizam um prejuízo de 30% com essa safra. A previsão inicial era que a colheita em Santa Filomena renderia 154 mil toneladas de grãos, mas, as chuvas acima da média, impedem que 12 mil hectares plantados sejam colhidos. Uma perda de 4,62% na produção agrícola de todo os Estado. Além das dificuldades na colheita, os grãos armazenados estão sujeitos ao mofo e a ferrugem, sendo recusados pelas tradings.


 


 


 


Dados do Emater comprovam também que houve danos à agricultura de subsistência. De acordo com o órgão, as perdas de arroz representam 34%; feijão,75%; milho,32% e mandioca, 56%.


 


 


 


Santa Filomena enfrenta ainda problemas com estradas cortadas, que impedem o escoamento da produção. Mais de 600 famílias estão isoladas no município desde as últimas chuvas. A Defesa Civil prevê o aumento do número de atingidos, seja pelo desabamento de casas ou queda de pontes.