Sem categoria

PSB lançará no Congresso frente em defesa da Petrobras

O PSB começa na próxima semana a recolher assinaturas no Congresso Nacional para lançar a Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras, uma espécie de contraponto à CPI no Senado. Além de senadores e deputados, a perspectiva é que frente reúna entidades d

A proposta partiu da executiva do PSB e agradou aos parlamentares das demais siglas. “Acho pertinente, oportuna e positiva, seguramente terá amplo apoio dos deputados”, considerou o líder do PCdoB, Daniel Almeida (BA) para quem “a movimentação de alguns setores em relação à CPI é contra o Brasil e a Petrobras.


 


“O PCdoB sempre levantou essa bandeira, sempre esteve na luta passada e presente. Nunca deixou de estar atento. Acho que a frente, sem dúvidas, será um forte contraponto porque terá apoio da população”, afirmou o líder comunista.


 


Movimento suprapartidário


 


O líder do PSB disse que será uma frente suprapartidária. “Queremos inclusive que a frente não seja meramente parlamentar, mas que reúna diversos setores da sociedade com capacidade para mobilizar a população em torno da defesa da instituição”, disse.


 


Rodrigo Rollemberg ainda argumentou que a empresa é estratégica para o país. No momento alguns programas de desenvolvimento, a exemplo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), dependem da Petrobras.


 


“A própria exploração dos recursos do pré-sal, que pode colocar o Brasil no novo patamar de desenvolvimento, e o biocombustível, dependem de investimentos da empresa”, disse o líder.


 


“Portanto, nós temos que nos unir em defesa dessa instituição que é patrimônio dos brasileiros. As mesmas forças políticas que neste momento tentam atacar a Petrobras são as mesmas que no passado buscaram a sua privatização. Até o nome da Petrobras quiseram mudar para Petrobrax, mostrando claramente qual é o entendimento que essas pessoas têm da instituição”, afirmou Rolemberg, fazendo referência ao PSDB e DEM.


 


De Brasília,


Iram Alfaia