João Ananias recomenda aos municípios incentivo para os Agentes Comunitários

O Secretário da Saúde do Estado, João Ananias, recomenda aos municípios que destinem, no mínimo, 30% dos recursos do Programa Agentes Comunitários de Saúde, liberados pelo Ministério da Saúde, para pagamento de incentivos aos ACS em atividade em cada muni

Para garantir melhores condições de trabalho, João Ananias orienta ainda sobre a destinação de 20%, no mínimo, dos recursos do programa para aquisição de Equipamentos de Proteção Individual – EPI. “A melhoria da vida financeira e das condições de trabalho dos ACS contribuem para maior integração das equipes com a população, fortalecendo as ações de promoção da saúde e de cuidados básicos e ampliando os resultados na qualidade de vida”, isse João Ananias.


 


O Secretário destaca o trabalho dos ACS nos resultados de importantes indicadores de saúde do Ceará. Ele lembra que “em 1994 a cobertura do pré-natal no Ceará era de 68% e saltou para 96% em 2007 e nisso tem a mão dos ACS”. Outra participação dos Agentes Comunitários de Saúde é na melhoria da saúde e da qualidade de vida da criança. Em 1994 o índice de aleitamento materno no Estado era de 38%. O salto para 2007 é enorme: 72% das crianças com menos de quatro meses são alimentadas exclusivamente de leite materno. A consequência não poderia ser outra. A taxa de mortalidade infantil que há 15 anos era de 80 para mil nascidos vivos caiu para 16,2 em 2007.
 


 


Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Ceará