MA: Metalúrgicos aprovam greve geral na ALUMAR
A greve atingirá as quatro principais empresas do ramo, que querem congelar os salários da categoria: São Marcos, Elétrica Visão, CEM e ALUMAR. As demais já fecharam acordos em separado.
Publicado 23/05/2009 12:31 | Editado 04/03/2020 16:48
Os trabalhadores metalúrgicos de São Luís estiveram reunidos em assembléia geral da categoria dos dias 20 à 22 de maio e decidiram paralisar as atividades nas quatro empresas que estão dificultando o processo de fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho – CCT 2009.
São Marcos, Elétrica Visão, CEM e ALUMAR são as empresas que querem congelar o salário dos trabalhadores. Todas as outras do ramo metalúrgico na capital já fecharam acordos em separado com o sindicato da categoria com índices de reajuste que variam de 8 a 15% de aumento.
Os metalúrgicos reivindicam um reajuste salarial de 8,25%. O sindicato patronal quer congelar os salários. A data base da categoria é 1º de março o que ocasiona quase 3 meses de atraso no reajuste salarial.
Nas assembléias gerais realizadas pelo SINDMETAL nas portas das fábricas e na Sede do sindicato, os trabalhadores por maioria absoluta aprovaram o início da greve nas quatro empresas que estão gerando o conflito a partir do dia 25 de maio, com paradas estratégicas durante qualquer dia da semana.
De acordo com o Presidente do SINDMETAL, Joel Nascimento “os trabalhadores destas quatro empresas, principalmente da ALUMAR, estão convencidos que só terão reajuste nos salários, assim como os metalúrgicos de todo o país, se paralisarem as atividades e a produção destas empresas”. E finaliza “vamos seguir juntos até a vitória com o reajuste salarial”.
(Assessoria Sindmetal)