Wagner Gomes: A CTB no Grito da Terra Brasil 2009
A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) está mobilizada para acompanhar os trabalhadores e trabalhadoras rurais que vão movimentar Brasília nos dias 26 e 27 de abril durante o Grito da Terra Brasil 2009. Para isso, está publicando uma
Publicado 23/05/2009 20:54
Wagner Gomes, presidente da CTB, fez a seguinte saudação aos trabalhadores e trabalhadores rurais:
A CTB e o Grito da Terra Brasil 2009
O Grito da Terra Brasil traduz o clamor unânime da classe trabalhadora rural no Brasil, constituída pelos agricultores familiares e assalariados, por um novo modelo de desenvolvimento para o campo brasileiro, sustentável e solidário.
A CTB caminha ao lado da Contag nesta grande mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, que reafirma bandeiras históricas como a reforma agrária e o fortalecimento da agricultura familiar e acrescenta demandas novas, especialmente de segmentos importantes da população rural, como é o caso das mulheres e dos jovens.
A análise e o atendimento das reivindicações levantadas pelo Grito da Terra devem ser considerados como prioridade pelo governo, pois são indispensáveis para solucionar os problemas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e constituem passos importantes na direção do novo modelo no campo.
É também necessário ressaltar que a manifestação deste ano em Brasília se reveste de especial importância em função da crise mundial do capitalismo neoliberal, que realça a necessidade de encontrar novos rumos e modelos para o desenvolvimento das nações. A luta por um novo projeto para o campo, fundado nos interesses dos agricultores familiares e dos assalariados, ambos representados pelo Sistema Contag, ganha maior força nas atuais circunstâncias.
Encontrar uma saída progressista para a crise e abrir novos horizontes para o Brasil e a classe trabalhadora brasileira são objetivos que só serão alcançados através de uma ampla unidade do sindicalismo nacional e, destacadamente, do reforço da histórica aliança entre os trabalhadores do campo e da cidade. A CTB tem contribuído e continuará contribuindo positivamente nesta direção.
Wagner Gomes – Presidente da CTB