Sem categoria

BC russo corta juro pela terceira vez em 6 semanas

O banco central da Rússia reduziu sua taxa básica de juro pela terceira vez em seis semanas nesta quinta-feira. O corte foi de 0,50 ponto percentual, para 11,50 por cento. A Rússia iniciou em abril o processo de afrouxamento monetário.

Nesta quinta-feira, o Ministério da Economia reiterou que deve revisar sua previsão para a economia, para uma contração ainda maior devido a um declínio mais forte que o esperado da demanda. “Estamos vendo um declínio potencial na faixa de 6 a 8 por cento”, disse a ministra da Economia, Elvira Nabiullina. Ela afirmou que a recuperação da economia do país começará “não antes do fim deste ano ou o começo do próximo”, em entrevista publicada pelo jornal de negócios Vedomosti.


 


“Atualmente as estatísticas não são positivas: no primeiro trimestre a queda (do Produto Interno Bruto, PIB) foi de 9,5%, e entre janeiro e abril de 9,8 %”, afirmou. Nabiúlina acrescentou que, apesar de observar sintomas de que a contração da economia russa continua, esta já não é no mesmo ritmo dos meses anteriores.A ministra ressaltou que não há uma compreensão clara de que as tendências positivas que atualmente se observam na economia mundial tenham caráter durável.


 


“Subsistem os riscos para a economia mundial, da qual dependemos”, acrescentou. O Ministério de Desenvolvimento Econômico, que inicialmente tinha calculado para este ano uma queda do PIB de 2%, corrigiu suas previsões e previu que em 2009 a economia caíra entre 6% e 8%.


 


Com agências