Com 21 comitês, PCdoB se expande no Norte do Rio Grande do Sul
O PCdoB tem expandido cada vez mais a sua presença na região norte do Rio Grande do Sul. Recentemente o partido formou comitês provisórios nos municípios de Tapejara e Aratiba, na região da Produção e Alto Uruguai respectivamente.
Publicado 04/06/2009 19:53
Tapejara, com cerca de 17.500 habitantes, é um dos mais importantes municípios desta região, com grande potencial econômico e concentração de indústrias alimentícias. Neste município os comunistas constituíram um núcleo que planeja a formação do comitê provisório.
Segundo o vereador de Passo Fundo, Juliano Roso, que participou da reunião inicial para a formação do comitê, a organização do PCdoB em Tapejara, preenche uma lacuna numa importante cidade onde os comunistas ainda não estavam constituídos.
À frente da organização do PCdoB em Tapejara está Cleusa Biasi, figura conhecida na região principalmente pela sua atuação nas lutas políticas e militância no movimento de mulheres. “Uma nova reunião será realizada em junho, onde então será formado o Comitê Provisório do PCdoB em Tapejara”, destaca Cleusa Biasi. Para isso, diversas lideranças estão sendo contatadas e a fundação do partido na cidade está sendo bem recebida.
Aratiba
Aratiba é outro município da região norte do Estado onde o PCdoB começa a se constituir. Neste município de 7.200 habitantes, um grupo de líderes comunitários, comandados por Pedro Vieira, ex-presidente da Associação de Moradores do Bairro Rio Novo, resolveram se reunir e concretizar a instalação do comitê provisório dos comunistas.
O vereador de Passo Fundo, Juliano Roso, que também participou deste encontro, destacou que a ideia é atrair mais lideranças para formar o comitê, ajudando o PCdoB já nas eleições gerais do ano que vem, bem como preparando-se para a apresentação de candidatos na eleição municipal de 2012.
No próximo dia 20 de junho uma nova reunião acontece no Centro Comunitário do Bairro Rio Novo, onde o partido será apresentado para novas lideranças. O ex-prefeito de Aratiba, Gilberto Hendgs, do PMDB, saudou a organização do PCdoB na cidade e se colocou à disposição para auxiliar a sua estruturação. O prefeito se definiu como “amigo do partido” e afirmou que a formação do PCdoB na cidade deve ser vista como um fato importante nas futuras eleições de 2010 e 2012.
Comitês
Juliano Roso aproveitou a ocasião para destacar o crescimento e o bom momento que vive o PCdoB na região. Ele lembrou que em 1999, um ano antes de ser eleito vereador em Passo Fundo pela primeira vez, o PCdoB só possuía dois Comitês Municipais, um em Passo Fundo e outro em Não-Me-Toque. A partir de 2005, o partido passou a viver outro momento e se expandiu em vários municípios da região norte. “Atualmente o PCdoB já está constituído em 21 cidades da região e em outras 30 já foram mantidos contatos para a montagem dos comitês provisórios”, lembrou Juliano Roso.
De Porto Alegre,
Maurício Paim