Reino Unido: Trabalhistas querem renúncia de Brown
Um grupo de deputados trabalhistas planeja colher assinaturas para pedir a renúncia imediata do premiê britânico Gordon Brown, encurralado pelarecente crise governamental, aberta pela saída de quatro ministros do gabinete e pela corrupção em gastos par
Publicado 04/06/2009 20:37
Os deputados querem que Brown seja substituído pelo ministro da Saúde, Alan Johnson.
Segundo informou nesta quinta-feira (4) o diário britânico The Guardian, o grupo afirma que pode colher até 80 assinaturas para pedir a demissão do mandatário.
Ao mesmo tempo, o titular da pasta de Transportes, Geoff Hoon, afirmou à emissora britânica BBC que uma medida semelhante é “altamente improvável”.
De acordo com a BBC, a renúnica nesta quarta-feira da ministra para as Comunidades, Hazel Blears, foi um ato deliberado da ex-funcionária para “desestabilizar” o gabinete de Brown, com relação às eleições europeis e locais de amanhã.
Vários periódicos britânicos publicaram manchetes como “pulam do barco”, em referência às renúncias de ministros e a total perda de autoridade do chefe de governo.
O The Guardian, o mais alinhado ao trabalhismo, publicou um editorial demolidor sobre Brown em sua primeira página, no qual sustentou que o primeiro ministr “carece de visão, de plano, de argumento para o futuro e de apoio”.