Sem categoria

SP: seminário de meio ambiente reúne lideranças de 20 cidades

Foi realizado em Sorocaba, no final de maio, o Seminário Estadual de Meio Ambiente, promovido pela direção paulista PCdoB. para aprofundar os debates e as formulações sobre o tema. O evento aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença de cerca de

No período da manhã os trabalhos foram coordenados pelo presidente do PCdoB de Sorocaba, o ambientalista Gabriel Bitencourt e contou com a exposição da presidente estadual do PCdoB, Nádia Campeão e do secretário nacional de Meio Ambiente do Partido, Aldo Arantes.



 
Nádia Campeão apresentou uma atualização política, apontando como o partido vem se desenvolvendo no estado e no país e a importância da criação de um programa avançado para enfrentar os desafios ainda existentes. “Já estamos preparando a disputa do ano que vem para os governos dos estados, deputados federais e estaduais, buscando ampliar nossa representatividade”, explica. “Temos todas as condições de crescer, de dobrar nossa representação, buscando, em São Paulo, ter três ou quatro deputados combativos na Assembleia”, avalia a presidente do diretório estadual.



 
Em sua exposição, Aldo Arantes abordou a “Política Nacional sobre o Meio Ambiente”, trazendo um panorama da situação no Brasil e no mundo. “No nosso entendimento, a crise ambiental se dá por causa do sistema capitalista, que tende ao uso e degradação completa da natureza, afinal, o capitalismo se desenvolveu com a exploração máxima visando o lucro”, explica o secretário nacional de Meio Ambiente. “A questão ambiental é importante para o futuro do Brasil e temos de encará-la como parte da luta socialista; devemos definir tarefas e metas partidárias, realizar debates e plataformas locais e estudar a criação de esferas ambientais”, aponta.



 
 
Organização e bandeiras
 



No período da tarde a mesa de trabalho foi coordenada pelo membro da Comissão de Meio Ambiente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) em São Paulo e diretor de formação do Sintaema, Paulo Gady. O primeiro expositor foi Gabriel Bitencourt, seguido do secretário de Formação do PCdoB de Guarulhos, Roberto Marcondes.



 
Gabriel Bitencourt, que foi vereador em Sorocaba por três mandatos e secretário de Meio Ambiente de Porto Feliz abordou o tema “Política Estadual de Meio Ambiente”. Para ele, na esfera política existem vários partidos que debatem a questão, mas não aprofundam as discussões. “Precisamos dar um salto de qualidade e apresentar meios de superar as dificuldades”.



 
O presidente do PCdoB de Sorocaba avaliou que as administrações tucanas que se sucedem no governo do estado de São Paulo têm provocado um sucateamento dos órgãos estaduais responsáveis por ações governamentais no campo ambiental. “Os organismos de fiscalização, como a Cetesb e o Departamento de Proteção de Recursos Naturais passaram por um processo de sucateamento; os mecanismos de prevenção ambiental de São Paulo estão à míngua, com corpo técnico pequeno e fragilidade evidente”, alerta Bitencourt.



 
Roberto Marcondes trouxe o tema “Organizações e bandeiras do debate ambiental no Partido”. Em sua exposição, ele apontou que existe pouca novidade em termos de modelos e propostas nesta área e que a literatura de Marx não é algo novo. “Com o que já temos acumulado, devemos traçar um novo caminho, mas baseado no que já conhecemos”, defende. “Temos de pensar globalmente, mas agir localmente, tomando os espaços nos fóruns de decisão e ampliando os debates”, conclui Marcondes.



 
Ao final do Seminário, foi ampliada a Comissão Estadual de Meio Ambiente que terá, entre outras atribuições, a de dar encaminhamento às propostas formuladas.



 
Da redação local