Festival de Cultura Livre une hackers, artistas e produtores
O Festival de Cultura Livre, que irá reunir hackers, artistas e produtores culturais é mais uma atração confirmada para a décima edição do Fórum Internacional Software Livre (Fisl10), que acontece de 24 a 25 de junho, em Porto Alegre (RS).
Publicado 08/06/2009 21:51
Um dos destaques da programação do Festival é a desconferência, que tem como objetivo proporcionar interação e descontração entre os participantes ao discutir temas ligados à cultura livre. Nesta atividade não há lista de palestrantes oficiais, a programação é criada de forma colaborativa e todos os participantes têm a possibilidade de “puxar um papo”, apresentar um projeto ou ministrar uma palestra. A grade de conversas da desconferência será elaborada coletivamente no início do Fisl10, dia 24 de Junho.
O Festival de Cultura Livre irá promover também apresentações artísticas dentro do espaço do Fisl10. As atrações musicais e performances estarão entre as novidades desta edição do Festival, já que representarão importantes manifestações da cultura brasileira.
Uma das novidades do Festival são os eventos descentralizados, que serão realizados a noite, em tradicionais espaços culturais noturnos da capital gaúcha, como Ocidente, Ponto de Cultura Odomodê e Bar Opinião. Cultura e muita música prometem embalar a noite dos participantes do fisl. Os eventos também serão abertos ao público.
Outra novidade desta edição do Festival de Cultura Livre é a Chamada de Oficinas. “Toda comunidade é convidada a participar, enviando propostas de oficinas”, destaca o coordenador do GT Cultura, Lucas Alberto.
Pelo e-mail festivalculturalivre@softwarelivre.org, os interessados podem se inscrever como oficineiro e submeter propostas de oficinas sobre uso de softwares livres nas áreas do áudio, gráfico, vídeo e arte digital, além de enviar propostas de sessões e sugestões de assuntos para debate na desconferência.
No intuito de melhor recepcionar o púbico, o GT Cultura do fisl10 está organizando um roteiro de bares e restaurantes conveniados, onde os participantes com identificação do Fisl terão 10% de desconto.
Agenda dos eventos descentralizados:
– Ponto de Cultura Odomodê: 24 de junho, quarta-feira, 20 horas
Av. Ipiranga, 3850
Criado em 1999, o bloco Afro Odomodê, que se tornou um Ponto de Cultura, desenvolve atividades nas áreas social e cultural. Na noite de 24 de junho, o Odomodê receberá a Festa Nerd de São João. O evento é gratuito e aberto ao público.
– Ocidente: 25 de junho, quinta-feira, 20 horas
Av Osvaldo Aranha, 960
Será realizado no Bar Ocidente, na noite de 25 de junho (quinta-feira), um debate sobre novas formas de distribuição do conhecimento, músicas na rede e “pirataria (?)”. Evento gratuito e aberto ao público.
– Bar Opinião: 25 de junho, quinta-feira, 22 horas
Rua José Patrocínio, 834
Na noite de 25 de junho, o Bar Opinião recebe a trupe de artistas Teatro Mágico, que se consagrou por meio do compartilhamento de suas músicas na Internet, defendendo a bandeira da música livre. Com participações especiais, a trupe desembarcará em Porto Alegre para participar da décima edição do Fisl, declarando seu apoio irrestrito à Internet livre. Os participantes do fisl terão desconto para assistirem a apresentação no Opinião.
– Ponto de Cultura Odomodê: 26 de junho, sexta-feira, 20 horas
Av. Ipiranga, 3850
Durante a décima edição do fisl, o Odomodê também será palco das apresentações dos grupos Central do Samba e Maracatu Truvão. Também vão cair no samba hackers conhecidos da comunidade, como Jon “Maddog” Hall e Jim McQuillan. O evento é gratuito e aberto ao público.
– Ocidente: 27 de junho, sábado, 23 horas
Av Osvaldo Aranha, 960
Será no Ocidente a Festa Livre de Encerramento do Fisl10. Com muita música e diversão garantida, os participantes do Fórum se despedirão de mais uma edição do maior evento de software livre da América Latina. DJs e VJs da comunidade software livre, como o VJ pixel, vão embalar a festa.
– Mais informações:
http://fisl.softwarelivre.org/10/www/festival-de-cultura-livre
Fonte: Fisl10