Ato em defesa do diploma será nesta quarta-feira, ao lado da Assembleia

Jornalistas, professores e estudantes de Jornalismo realizam manifestação em defesa da formação específica e de nível superior para o exercício da profissão nesta quarta-feira, dia 10, em Fortaleza. O ato será a partir das 11 horas ao lado da Assembleia L

O julgamento do Recurso Extraordinário RE 511961, que questiona a constitucionalidade da exigência do diploma como requisito para o exercício da profissão de jornalista, foi incluído na pauta da sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) do dia 10 de junho.



A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e os 31 sindicatos filiados estão preparando nova manifestação em Brasília e em todos os estados para o dia do julgamento. No dia 1º de abril de 2009, quando cerca de 100 pessoas fizeram manifestação em frente ao STF a votação acabou sendo adiada. Agora é hora de novamente ir às ruas para mostrar que a luta em defesa da formação profissional interessa não só aos jornalistas, mas a toda a sociedade.



A pesquisa CNT/Sensus divulgada em setembro de 2008 revelou que 74,3% da população brasileira (três em cada quatro brasileiros) são a favor da exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista e 74,8% aprovam a criação do Conselho Federal da categoria.



Para a secretária-geral do Sindjorce, Cristiane Bonfim, esse é um momento decisivo para a categoria. “É uma falácia dizer que o fim da exigência do diploma para o exercício da profissão tornará os meios de comunicação mais democráticos. Para que se alcance isso, não se deve combater a regulamentação profissional dos jornalistas, mas sim lutar contra a concentração dos meios de comunicação e a falta de regulamentação no setor”, criticou.



O Sindjorce ressalta a importância da presença no ato de quarta-feira. Antes disso, há outras formas de manifestar apoio à causa. A estratégia de enviar mensagens aos ministros do STF (a sugestão de texto e os endereços eletrônicos podem ser acessados aqui) e postar apoios no site da FENAJ continua. Já foram postadas 3.356 mensagens. Outra iniciativa é cadastar-se na rede social “Jornalista, só com diploma!”. Com fotos, vídeos e espaço para o debate, a rede já conta com mais de 760 integrantes. Basta acessar http://jornalista-so-com-diploma.ning.com/ e fazer parte.



Fonte: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará